Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 26mar

    BONDENEWS/TURISMO

    A cidade de Prudentópolis, na região centro-sul do Paraná, se destaca pelas suas belezas naturais. O município possui mais de 100 cachoeiras catalogadas, sendo que várias possuem mais de cem metros de altura.
    Em Prudentópolis nasce o maior rio em extensão do Paraná, o rio Ivaí, a partir do encontro do rio dos Patos com o rio São João.
    O município tem gradativamente ganhado importância no cenário turístico do Estado.
    Reprodução

    A região é repleta de cachoeiras, saltos, belas paisagens, serras, o que possibilita contemplar a natureza, praticar turismo de aventura e relaxar, além de possuir toda infraestrutura para receber os visitantes.

    Dentre os atrativos, destaque para o Salto São Francisco, o mais alto do Sul do país com 196 metros de queda livre.

    Outra atração da cidade são as atividades festivas típicas da cultura ucraniana, com danças de grupos folclóricos e gastronomia típica.

    A cidade também apresenta lindas igrejas consideradas patrimônio cultural e artístico e museu com acervos da história de Prudentópolis.

    Para os que quiserem se aventurar, o município oferece a prática de rapel, canyoning, rafting e tirolesa.

    Reprodução

    Localizada ao lado da BR-373 entre Ponta Grossa e Guarapuava (com acesso também pela BR-277 ao sul do município), Prudentópolis também se destaca por ter uma das maiores festas juninas do Paraná, sendo dez dias de festas, onde acontecem vários shows artísticos e pirotécnicos, o que atrai muitos turistas para a região.

    Infuência ucraniana

    Criada no final do século XIX, Prudentópolis foi marcada pela imigração de 1500 famílias ucranianas – totalizando oito mil imigrantes – que promoveram a colonização da cidade.

    Os colonos foram assentados em diversos núcleos, onde tornaram-se pequenos agricultores, pecuáristas e industriais. O município formou-se em 1906, sob o nome de Prudentópolis em homenagem ao presidente Prudente de Morais.

    A imigração de ucranianos para a região durou até meados da década de 1920 e, atualmente, o município é considerado o mais ucraniano do Brasil, sendo 80% da população descendente dos imigrantes.

    Reprodução

    A colonização ucraniana proporciona a Prudentópolis diversas atividades festivas típicas da cultura ucraniana, com destaque ao Grupo Folclórico Vesselka, a Noite Ucraniana e o Koziá Festyvalh (Festa do Cabrito).

    Além de tantas maravilhas, essa terra é também considerada a “Capital do Mel”, por seu manancial na comercialização do produto.

    Prudentópolis é também conhecida pelo apelido de ‘Vaticano’, tanto por sua vasta quantidade de templos religiosos, quanto pela religiosidade de seu povo.

    Prudentópolis fica a 331 km de Londrina e a 203 km de Curitiba.

    Publicado por jagostinho @ 18:58



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

2 Respostas

WP_Cloudy
  • Judite Disse:

    Agradecemos o Blog por prestigiar a nossa cidade. Prudentópolis vale uma visita.

  • Bugalsk Disse:

    Como morador de Prudentópolis me sinto orgulhoso de ver notícia de minha cidade num Blog tão importante do Paraná. Obrigado , mesmo .

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.