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  • 01fev

    BLOG DO CURSO DE E-COMMERCE

    Marketing político eleitoral exige continuidadeA questão do marketing político eleitoral certamente tomará conta do ambiente digital brasileiro em 2012.

    Desde a campanha de Obama, o marketing político digital ganhou uma inquestionável dimensão no planejamento de qualquer campanha política no mundo, e nas próximas eleições para vereadores e prefeitos, o eleitorado brasileiro deverá conhecer uma versão mais amadurecida do marketing político na Internet.

    O importante para candidatos e coordenadores de campanha é prepararem-se desde já suas campanhas de marketing eleitoral na internet para que elas tenham resultados efetivos na época das eleições.

    De nada adiantará correr nas última semanas para tentar sensibilizar o eleitorado através das redes sociais. esse relacionamento é construído no decorrer do tempo e precisa ser algo contínuo.

    Marketing político eleitoral renovado

    Nas eleições de 2010 o marketing político eleitoral no Brasil evoluiu bastante em alguns pontos.

    Um bom exemplo disso foi a candidatura de Marina Silva que utilizou com maestria as redes sociais criando a Onda Verde que sem dúvida alguma, contribuiu bastante para os mais de 20 milhões de votos obtidos no primeiro turno das eleições presidenciais.

    Em 2012, espera-se que as estratégias de marketing político eleitoral passem a utilizar as mídias sociais de forma ainda mais intensa, só que com muito mais profissionalismo.

    O problema que temos verificado é que com raras exceções, a modelagem das campanhas de marketing político na Internet, está bastante atrasada, com pouquíssimos candidatos preparando terreno para a fase mais intensa das campanhas eleitorais.

    Ao que parece está faltando uma visão de longo prazo para o marketing político eleitoral.

    Planejamento no marketing político eleitoral

     

    O marketing político eleitoral precisa de tempo para amadurecer.

    O fator chave de qualquer campanha política nas redes sociais é o poder de reverberação da mensagem e para que essa reverberação exista nas mídias sociais, é necessária a criação de um ambiente de engajamento com o público.

    Para que isso aconteça, é necessário ter um local apropriado – blogs e outras mídias sociais – com um conteúdo de boa qualidade.

    Para se alcançar um bom resultado em qualquer campanha de marketing político digital é necessário que a comunicação com eleitor se dê de forma contínua e personalizada.

    É isso que gera o engajamento e amplificação da mensagem. Para que esse relacionamento se dê em bases solidas e eficinetes em termos de marketing político eleitoral são necessários inputs contínuos para que o candidato e suas idéias fique muito bem definidos na lembrança do eleitorado.

    As campanhas de marketing político digital, mesmo fora do prazo permitido pelo TSE, podem ser organizadas de forma a criar desde já o ambiente propício para a discussão política, sem que isso venha a ferir as regras impostas pela legislação eleitoral.

    Em nosso curso de marketing político digital chamamos a atenção para a necessidade de se antecipar nas ações que pretendemos que surtam efeito a longo prazo.

    Véspera de campanha eleitoral é tarde para elaborar um planejamento.

    E você irá participar da campanha política de 2012? como está o seu planejamento de marketing político eleitoral?

    Publicado por jagostinho @ 17:04



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