A presidente Dilma Rousseff desembarca na próxima quinta-feira (1º) em Caracas, na Venezuela, para uma reunião trilateral com o presidente daquele país, Hugo Chávez, e da Argentina, Cristina Kirchner.
Depois, ela acompanhará as discussões da Cúpula Presidencial da Comunidade da América Latina e Caribe (Celac), nos dias 2 e 3 de dezembro.
A expectativa, de acordo com diplomatas que acompanham as negociações, é que as questões relativas à crise econômica internacional, o desenvolvimento sustentável e a inclusão predominem nos debates.
A Celac é formada por 33 países da região. O bloco foi criado em fevereiro de 2010 com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de parcerias regionais.
A Cúpula dos Presidentes da Celac estava marcada para julho, entretanto, o governo venezuelano adiou sua realização devido ao tratamento médico a que Chávez é submetido.
Desde maio, o presidente faz tratamento para o combate a um câncer. Ele fez uma cirurgia, em Cuba, para a retirada de um abscesso na região pélvica.
Nos últimos dias, o líder bolivariano, ao aparecer em público, disse que se recupera satisfatoriamente e conseguirá enfrentar uma campanha eleitoral rumo a mais uma reeleição para o comando do país.
O presidente perdeu mais de 20 quilos e está sem cabelo em decorrência da quimioterapia.
REDE MVA