Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 11nov

    GABINETE DO DEP. WELTER/ROSALVO FINCO

    O deputado Elton Welter (PT) pediu o respaldo político do Legislativo ao Núcleo Regional para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (CDIF) no Paraná, constituído com o objetivo de propor medidas e coordenar ações que visem o desenvolvimento nas regiões de fronteira, e juntamente com deputado Traiano, propôs que a Assembleia Legislativa promova  um debate para discutir a instalação do Núcleo.

     “Esse núcleo será um espaço em que as três esferas de governo, instituições privadas e a sociedade civil organizada poderão construir propostas para promover o desenvolvimento da região fronteiriça paranaense”.

    “O Paraná tem 93 municípios na faixa de fronteira, área que é estratégica ao fortalecimento da cidadania e ao desenvolvimento econômico  e é extremamente afetada pela dinâmica transfronteriça na sua dimensão econômica e social, em virtude do elevado grau de integração com os países vizinhos”, disse.

    Para Welter, há a necessidade de construção de uma proposta de integração que envolva o fortalecimento institucional, o desenvolvimento econômico e sócio-ambiental,  da educação, saúde, infraestrutura e logística – com a completa duplicação da BR-277, e que promova a  segurança das comunidades locais e regionais.

     “A diversidade e a complexidade das relações estabelecidas na faixa de fronteira no Paraná impõem a atuação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal e as instituições privadas. A concentração de esforços permitirá que os recursos sejam otimizados e evitarão a descontinuidade nas prioridades estabelecidas para a região”, ressaltou.

    Histórico – Em setembro do ano passado, o presidente Lula instituiu a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira – CDIF, coordenada pelo Ministério da Integração Nacional e formada por mais dezoito ministérios, uma secretaria Federal e oito instituições convidadas.

    Em abril de 2011 foi assinado um Protocolo de Cooperação para a constituição do Núcleo Regional para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (CDIF) no Estado do Paraná.

    Em julho, a Itaipu Binacional promoveu a Oficina de Planejamento para definir o modelo de gestão do Núcleo e apresentar a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (CDIF).

    O protocolo de cooperação que criou o CDIF inclui o Governo do Estado,  Itaipu Binacional, Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná,  Universidade para a Integração Latino-Americana – UNILA, Receita Federal, entre outras entidades representativas das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

    Publicado por jagostinho @ 13:33



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.