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  • 14out

    PORTAL BONDE/SAÚDE E NUTRIÇÃO

    O betacaroteno é um tipo de carotenóide que dá cor aos vegetais amarelo-alaranjados.

    É um poderoso antioxidante que, ao ser ingerido, converte-se em vitamina A.

    Apesar de fundamental, em grandes quantidades a vitamina A sintética é tóxica para o organismo.

    Mas, quando é proveniente do betacaroteno, o corpo a elimina as quantidades excedentes sem problemas.

    “Mesmo assim, em alguns casos, quando as pessoas comem muita cenoura, por exemplo, podem ficar com as solas dos pés e as palmas das mãos amareladas, sintoma que desaparece assim que o consumo se regulariza”, explica a nutricionista Elaine Cristina Rocha de Pádua.

    Os alimentos mais ricos em betacaroteno são, além da cenoura e da beterraba, a abóbora, a batata doce, a manga e o mamão.

    Outras fontes são os vegetais folhosos como a couve, o espinafre, o agrião, o brócolis e o repolho.

    Por ser antioxidante, o betacaroteno ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e tem a função de reforçar o sistema imunológico.

    Ele também colabora para aumentar a elasticidade da pele e auxilia na formação da melanina, que além de ser responsável pela cor, funciona como uma proteção extra contra os raios UVB.

    “Além disso, o betacaroteno fortalece as unhas, dá brilho ao cabelo e é de fundamental importância para a boa visão”, diz Elaine.

    Dê uma força para o bronzeado

    É verdade: o betacaroteno é ótimo para dar uma acelerada no bronzeado.

    Só que não adianta comer uma cenoura antes de sair para a praia ou piscina.

    Para conseguir o efeito desejado é preciso aumentar o consumo dos alimentos que contenham betacaroteno cerca de um mês antes de começar a tomar sol.

    E preferencialmente consumi-los crus.

    “Quem preferir cozinhar deve usar o processo a vapor, que preserva mais os nutrientes dos alimentos do que quando são fervidos em água”, afirma a nutricionista.

    Portanto, não se esqueça de incluir na sua cesta básica de férias muitas frutas, verduras e legumes. E boa diversão!

    **Elaine Cristina Rocha de Pádua, nutricionista da Clínica DNA Nutri e do Ambulatório de Ginecologia da Adolescente do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo

    Publicado por jagostinho @ 17:24



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