Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 04out

    SMCS

    Nova Arena

    Arena - Reinício das obras em clima de festa

    A obra da Arena está de acordo com o Caderno “Recomendações e Requisitos Técnicos para Estádios de Futebol” 5ª edição de 2011 da FIFA, cumprindo com os requisitos técnicos para receber jogos até as quartas-de-final da competição, papel importante da cidade nos eventos de 2014, além de permitir a realização dos jogos da Copa das Confederações 2013.

    O projeto arquitetônico da nova Arena foi desenvolvido pelo uruguaio Carlos Arcos e o cronograma inicial das obras será de 90 dias sem necessidade de fechamento do estádio para os jogos do Clube Atlético Paranaense. Neste período, acontecerão os serviços de escavações, remoção de terra, contenções e fundações no terreno ao lado do estádio. Estes serviços serão realizados em um período climático propício para esta fase da construção. A previsão de fechamento total do estádio para término das obras de todo o estádio é dia 10 de dezembro de 2011. A conclusão da reforma e ampliação da Arena está prevista para o dia 31 de dezembro de 2012, iniciando a fase de testes para então a inauguração em março de 2013.

    Área total –

    A área construída total da Arena será de 122.479 m2. Atualmente, o estádio possui edificação existente com área de 57.976 m2, que serão reformados. A ampliação terá uma área total de 64.502 m2, sendo 41.307 m2 correspondentes a ampliação do estádio, 19.234 m² ao novo estacionamento, e 3.961 m2 ao centro de imprensa.

    Capacidade –

    Para os jogos de futebol, a Arena contará com uma capacidade total de 41.482 cadeiras no modo FIFA (Copa 2014) e 42.372 cadeiras no modo legado. No modo FIFA, como será utilizada na Copa do Mundo 2014, a Arena acolherá 37.696 espectadores de público geral, 2.589 de público vip, e 1.197 de imprensa. O estacionamento do estádio contará com uma capacidade de mais 928 vagas.

    A Arena terá todas as instalações de uma verdadeira Arena Multieventos. Cobertura total de todas as cadeiras, infraestrutura de última geração como um edifício inteligente, espaços de imprensa, vip e amplos vestiários para atender aos protagonistas do espetáculo. Poderão ser realizados eventos esportivos de qualquer modalidade, eventos culturais, religiosos, sociais, shows, entre outros. A Arena poderá receber, dependendo do evento, entre 40 a 60 mil pessoas.

    Acessibilidade

    O Projeto atende a norma NBR-9050, quanto à acessibilidade ao setor reservado para cadeiras especiais localizadas ao nível horizontal de acessos diretos desde o passeio urbano. Serão instalados 150 lugares para pessoas com necessidades especiais e mais 150 cadeiras para seus acompanhantes.

    Localização

    A localização do Estádio Joaquim Américo é estratégica, no bairro Água Verde, próximo ao centro expandido de Curitiba. Suas imediações são atendidas por transporte público e estacionamentos coletivos, com entorno contendo a maior concentração hoteleira da cidade, além da facilidade de acesso as vias rodoviárias, ao aeroporto Internacional Afonso Pena (18 km) e a Rodoferroviária (3 km).

    O estádio está situado a 300 m do eixo trinário da Avenida Sete de Setembro, Eixo –Norte-Sul da Rede Integrada de Transporte da cidade, com alta capacidade de atendimento às necessidades de transporte dos grandes eventos.

    Integração urbana –

    O novo projeto arquitetônico do Complexo visa integração urbana total com a Rua Buenos Aires e com a Praça Afonso Botelho, com o fim de permitir uma acessibilidade adequada ao Complexo. Na fachada da Rua Buenos Aires serão implantadas novas lojas comerciais e uma grande plataforma de circulação de acesso livre ao Complexo e passeio público para a cidade, apresentando um legado integrado entre a área privada e pública.

    Sobre a obra –

    A obra de conclusão da reforma e ampliação será composta das seguintes intervenções:

    – Conclusão da arquibancada do setor Madre Maria dos Anjos (paralela a Brasílio Itiberê), área da logística principal das exigências FIFA com setores vip, tribuna de honra, hospitalidade, imprensa, jogadores, juízes e delegados FIFA;

    – Reforma e ampliação dos setores Buenos Aires, Getúlio Vargas e Coronel Dulcídio para adequá-los aos serviços e circulações exigidos pela FIFA, ampliando a sua capacidade atual e para atender as exigências FIFA no que diz respeito à segurança, conforto e funcionalidade;

    – Reforma de toda a frente do novo estádio com o objetivo de integração urbana total com a Praça Afonso Botelho proporcionando o nível de acessibilidade exigido pela FIFA em termos de fluxo de multidões;

    – Entre as Ruas Brasilio Itiberê e Madre Maria dos Anjos, será construído um edifício de dois pavimentos destinado ao estacionamento com 690 vagas e um edifício de três pavimentos destinado ao centro de imprensa;

    – Será criada uma nova cobertura metálica que será apoiada nas quatro torres (duas paralelas à Rua Buenos Aires e duas paralelas à Rua Coronel Dulcídio).

    Publicado por jagostinho @ 12:57



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.