Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 09set

    Folha.com

    Já são 59 os municípios catarinenses que sofrem com as fortes chuvas que atingem o Estado. Catorze cidades decretaram situação de emergência.

    São elas: Angelina, Bocaina do Sul, Brusque, Caçador, Correia Pinto, Ituporanga, José Boiteux, Leoberto leal, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Tijucas e Witmarsum.

    O rio Itajaí-Açu transbordou no fim da tarde desta quinta-feira, piorando a situação na região. De acordo com a Defesa Civil do Estado, a perspectiva é de que o nível do rio atinja a marca de 14 metros às 5h –a partir dos 8 metros de água, já começa a haver inundações.

    Como a chuva ainda está muito forte na região, a Defesa Civil afirma que esta previsão ainda pode aumentar. O órgão trabalha com a possibilidade de uma cheia histórica do Itajaí-Açu.

    As chuvas já afetaram 470.203 pessoas, segundo a Defesa Civil. Dessas, 17.807 estão desalojadas (abrigadas em casas de parentes)e 884 estão desabrigadas (em abrigos temporários).

    Andre Mauricio Schlindwein/Leitor
    Rua Humberto de Campos completamente alaganda, próximo a Vila Germânica, em Blumenau (SC)
    Rua Humberto de Campos completamente alaganda, próximo a Vila Germânica, em Blumenau (SC)

     

    Em Blumenau (157 km de Florianópolis), uma das regiões mais atingidas pelas chuvas, as aulas foram canceladas.

    Em Jaraguá do Sul (178 km de Florianópolis), o volume acumulado de chuva chegou a 190 mm entre terça-feira e quarta-feira, marca prevista para todo o mês de setembro, segundo a Defesa Civil municipal. Cada milímetro equivale a 1 L/m2 de água.

    “Nesse momento, o maior risco é quanto aos deslizamentos de terra”, disse Normando Zitta, da Defesa Civil. Eles pedem para que os moradores de áreas de risco procurem abrigo e entrem em contato pelo número 199 caso notem quaisquer deslocamentos de terra ou pedra, ou inclinações de postes ou árvores.

    Houve deslizamentos na rodovia BR-282 nos municípios de Gaspar e Apiúna, também no vale do Itajaí. Em Gaspar, a BR-470 foi bloqueada. Em Corupá (197 km de Florianópolis), uma queda de barreira bloqueou um trecho da BR-280. No km 211 da BR-101, em Palhoça, a pista marginal foi interditada no sentido sul. A Defesa Civil recomenda cautela nas rodovias.

    Segundo o Epagri/Ciram (órgão de monitoramento climático em SC), deve chover na madrugada desta sexta-feira em todo o Estado. As chuvas diminuem ao longo dia e não deve haver chuva à noite.

    Em novembro de 2008, as fortes chuvas causaram deslizamentos e enchentes em Santa Catarina. O desastre provocou mortes em 16 cidades. Ao menos 62 municípios decretaram situação de emergência. No total, 135 pessoas morreram.

    Publicado por jagostinho @ 07:54



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.