Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 27jun

    Definição de FACTOIDE segundo a WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre:

    (Observação: no Aurélio não consta a palavra factoide)

    – Um factoide (nova grafia, pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa) é um fato divulgado com sensacionalismo pela imprensa, este pode ser verdadeiro ou não. Trata-se também de propaganda política mal intencionada.

    O propósito de um factoide é gerar deliberadamente um impacto diante da opinião pública de forma à manipulá-la de acordo com as aspirações de poderosos grupos que se utilizam de sua influência na mídia. Estes, em alguns casos estão, ou aspiram ao poder.

    Fiz questão de colocar o significado da palavra factoide pois foi muito utilizada, na semana que passou, por Rafael Greca, pré-candidato de Requião e do PMDB ( que significa a mesma coisa) à prefeitura de Curitiba em 2012.

    Agora é só comparar em que contexto Greca utilizou o termo, repetidamente, em entrevistas e no seu Twitter e tentar entender que mensagem ele quis passar.

    Tudo isso porque um grupo de peemedebistas estão tentando trazer de volta para o PMDB o ex-deputado Gustavo Fruet.

    Dito isto, vamos a fatos. Repito: fatos. Não versões e muito menos fantasias.

    Primeiro e muito importante: Fruet nunca disse que quer voltar para o PMDB. Foi convidado. Como foi por tantos outros.

    Aliás, muito natural este interesse todo, pois lidera todas as pesquisas em Curitiba.

    Ainda sábado foi a vez da nova executiva do PV receber Gustavo para um bate-papo.

    Por motivos que, talvez, só Freud possa explicar, o seu partido, o PSDB, foi o único que o desdenhou durante estes meses todos.

    O tempo já está se esgotando, ou exaurido como querem alguns, e a carta de saída de Fruet do ninho tucano, pelo que sei, está até redigida.

    Com a ascenção de Gleisi como chefe da Casa Civil mudaram os hábitos tucanos.

    Afinal, Gleisi é a adversária anunciada para barrar a pretensão de reeleição de Beto em 2014.

    Os graúdos de Brasília bicaram com força o governador Beto Richa para que se explique nesta sua aventura ao apoiar Ducci que não é do seu partido.

    Pois, até onde me lembro, no Paraná, nenhum governador se elegeu sem ter ganho em Curitiba.

    Não chamo de factoide e isto sim uma plantação de notícia o que foi publicado como se tivesse vindo de Brasília, de que Requião não vetava mais Fruet mas este teria que conversar com Greca.

    Duas certezas: Requião continua vetando Fruet sim e Greca pode esperar sentado, pois senão vai cansar, uma possível aproximação de Gustavo.

    Resumo da ópera. Apesar do esforço de alguns peemedebistas, o PMDB está fora dos planos de Fruet, no momento, garantem minhas fontes. Lá para frente, quem sabe.

    Qualquer insistência neste sentido é pura perda de tempo. Rafael Greca tem mais é que  viabilizar sua candidatura, conforme ordenou Requião.

    E bola para frente, que atrás vem gente.

    Aguardemos



    Publicado por jagostinho @ 09:28



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

6 Respostas

WP_Cloudy
  • Antunes Disse:

    Fruet vai mesmo para o PDT, mas não é impossível o PMDB o apoiar na eleição de 2012. Se insistir com Greca o velho MDB de guerra não vai reeleger nem os seus dois vereadores. E sem renovar lideranças o PMDB do Paraná vai ter o mesmo destino do DEM, ou seja, será extinto pelas urnas. E quer saber? Não fará falta. Um país se faz de homens, não de partidos, não de ideologias.

  • Gabriel Disse:

    Não acredito que o Fruet vá para o PMDB.
    E o Paraná já elegeu um governador sem ter ganho em Curitiba, Jota.
    Requião foi reeleito em 2006, mas perdeu (por pouquíssimo) em Curitiba.
    Osmar Dias ganhou com diferença de apenas 587 votos. rs

  • Cleverson Lima Disse:

    Parabéns pela análise, sempre objetiva Jota.

    Mas agora, que novelinha hein?!

  • Valmor Stédile Disse:

    Prezado Jota, refletindo fatos ou factóides do fim de semana, circula na Rede PDT desta segunda-feira o editorial a seguir que deixo aqui para análise dos teus leitores:

    O colunista Celso Nascimento veiculou matéria no jornal Gazeta do Povo, quinta-feira (23), sob o título “Cresce a correria por Gustavo Fruet”, informando sobre dois telefonemas de peso disparados de Brasília pelos presidentes nacionais do PSDB (deputado Sergio Guerra) e PMDB (senador Valdir Raupp) que tentam assegurar legenda para a candidatura do ex-deputado à Prefeitura de Curitiba. O primeiro telefonema foi do lado peemedebista para comunicar que “o senador Roberto Requião foi demovido de sua teimosia de vetar o retorno de Gustavo ao partido”; o segundo, do ninho tucano, dando conta que “o governador Beto Richa, principal foco de resistência à determinação de Gustavo de candidatar-se a prefeito pela legenda a que pertence, também estaria disposto a rever seu apoio à reeleição do prefeito Luciano Ducci, de outro partido, o PSB”. No dia anterior, quarta-feira (22), Elizabete Castro noticiou em O Estado do Paraná que Requião “resolveu sair do caminho, mas não sem antes repassar a Greca o ônus de uma suposta rejeição ao ingresso de Gustavo no partido”. Ao comentar essa nova postura do senador, Roseli Abrão arrematou informando que ele “não quer – e não vai – retirar o apoio ao ex-prefeito Rafael Greca” e este saiu logo dizendo que mantém sua candidatura. Portanto, as investidas das cúpulas nacionais do PSDB e do PMDB mudam apenas algumas frases sem grandes efeitos para Gustavo Fruet. E o PDT continua de portas abertas para ele.

  • gilberto Disse:

    essa demora do ex. deputado fruet definir seu novo partido, só faz com que perca tempo, muitos de seus correligionários tem desabafado, enquanto Fruet pensa e sonha que o psdb vai lhe estender tapete vermelho e pedir que fique e seja candidado, outros pré candidatos trabalham e se fortalecem para o pleito do ano que vem, inclusive o candidato do Governador Beto Richa.

  • Míriam Disse:

    Fruet , ator principal da novela mexicana “Venga usted para acá” …
    – Caramba, cuanta persiguición …la gente no tiene consideración con los demás – yo soy listo – piensa .

    Aunque algunos hayan pensado que me aprovecho de la situación, mi conciencia es tranquila…

    fin….

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.