Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 20jun

    Sou um democrata inveterado e contumaz. Orgulho-me de ter lutado para que  recuperássemos a liberdade no Brasil.

    Quis o destino que eu estivesse na UFPR, cursando Engenharia Química, nos tempos duros, sombrios e silenciosos da ditadura.

    Minha participação foi jogar bolas de gude no asfalto para desequilibrar os cavalariços  militares.

    E, sem medo, participar das tensas reuniões clandestinas na Chácara do Alemão. Sei que não foi muito. Mas foi o que pude fazer.

    Gosto de política. Sempre fui muito ativo. Aprendi com meu pai, Lucas, cabo eleitoral, de primeira linha, de candidatos, em todas eleições.

    As discussões, no regime democrático, podem e devem ser acaloradas. Cada qual defendendo sua verdade.

    Mas, causa-me náuseas e mal-estar, inverdades, ataques vulgares e gratuitos.

    Isto chama-se grosseria e intolerância e jamais podem ser usadas em nome da democracia. Não confundamos as coisas.

    Dito isto, vamos a fatos.

    Fiquei surpreso ao ler uma matéria no Paraná Online, da sexta-feira última, onde Rafael Greca, pré-candidato do PMDB para prefeito de Curitiba, no ano que vem, assaca palavras pesadas e injustas contra um possível retorno de Gustavo Fruet ao PMDB.

    Se ansiava por polêmica com uma réplica de Fruet, enganou-se. Gustavo manteve um indiferente, mas didático, silêncio.

    Juro que não é esse o Greca que estou acostumado a ouvir. Não privo de sua amizade. Apenas nos conhecemos.

    Mas, apesar de espalhafatoso e de gestos teatrais, refino e elegância são seu forte.

    Falante, articulado, com frases e citações bem colocadas, nunca perde a oportunidade de mostrar sua cultura e conhecimento vasto, de inúmeros assuntos.

    Exagerado e prolixo, quase sempre. Vaidoso, às vezes. Arguto e de raciocínio rapidíssimo. Mas, inteligente e culto.

    Por isso minha perplexidade com o que li.

    Afinal, coloco-o entre os melhores prefeitos que Curitiba teve. Ao seu estilo.

    Muito mais para decorador urbano do que gestor.

    Com seus faróis do saber, ruas da cidadania, obeliscos e outras obras, queiram ou não, deixou sua marca.

    Certo dia, em nome do povo, Greca gritou a plenos pulmões, em frente aos portões da Assembleia Legislativa, para que eles fossem abertos.

    Para aquele Greca exasperado é que, também , em nome do povo, sussuro: seja mais tolerante e democrata.

    Não se deixe levar por espasmos ditatoriais, pois esta fase já passou, no Brasil.

    Donos da verdade e de partidos não coadunam com o momento em que vivemos.

    Ao invés de preocupar-se com adversários (e não inimigos) conte para todos o que pretende fazer para enfrentar a caótica situação de nossa cidade.

    Até porque de enfeites Curitiba está completa.

    Agora precisamos de ideias criativas e intervenções radicais.

    Não podemos mais ver a Curitiba das badaladas propagandas oficiais, onde se tenta passar a ideia de que vivemos num paraíso, quando a realidade é outra.

    Bem mais triste e revoltante. É só circular por aí. Onde se vá, têm problemas.

    Marcus Tullius Cícero - Cônsul Romano

    No lugar de agressões verbais despropositadas e com endereço equivocado, Rafael Greca deve conversar com o povo.

    E destas conversas tirar suas conclusões para saber o que fazer, se viabilizar sua candidatura, conforme afirmou Requião, e for prefeito de nossa cidade.

    Queremos propostas. Queremos soluções. Basta de discursos e catilinárias.

    Se tantos não  suportaram Catilina e suas intermináveis prosas, porque teremos que aguentar absurdas e fantasiosas versões ?

    Finalizando, um recado especial para Rafael Valdomiro Greca de Macedo, razão desta postagem: tudo que abunda origina supérfluos, principalmente palavras.

    Ser comedido e contido é próprio dos sábios.

    Senão vou ter que plagiar  Cícero, Cônsul Romano (63 AC):

    Quo usque tandem abutere, Rafael, patientia nostra?

    >>> ATÉ QUANDO ABUSARÁS, Ó RAFAEL, DE NOSSA PACIÊNCIA? <<<

    Publicado por jagostinho @ 09:16



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

8 Respostas

WP_Cloudy
  • Cesar Teixeira Disse:

    Essa é a forma gentil e doce do popular “quem fala demais, dá bom-dia a cavalo”?

    Palavras desnecessárias podem levar a crer que desnecessários também podem ser o locutor e/ou seu ouvinte.

  • Valmor Stédile Disse:

    Mandou bem, Jota, mas a questão no PMDB dependerá mesmo da postura que o senador Roberto Requião venha a adotar mais adiante na Convenção Municipal, em 17 de julho. Na matéria que você mencionou isto também foi assim evidenciado: Greca não acredita que Requião vá liberar a entrada de Gustavo no partido para ser o candidato a prefeito. “Tenho compromisso com o senador Roberto Requião, que foi me buscar em casa para ser candidato. Tenho um compromisso com a cidade também”, afirmou o ex-deputado.

    Se Requião “liberar o PMDB” para Fruet, dança o Greca. Os interesses difusos são muitas vezes aparentes dentro das legendas e há casos em que ficam nos bastidores. E porque o PDT formalizou convite para a filiação de Gustavo Fruet em suas três instâncias de deliberação – municipal, estadual e nacional – achei oportuno postar o que segue: “Resolução aprovada em Convenção Nacional do Partido Democrático Trabalhista determina como prioridade o lançamento de candidaturas próprias (partidárias) nas cidades acima de 100 mil habitantes. A Executiva Nacional do PDT poderá avocar casos em que esta deliberação deixar de ser respeitada, por ação em sentido contrário ou omissão das estruturas hierarquicamente inferiores (estaduais e municipais)”. No PDT Fruet será maestro.

  • Nello Morlotti Disse:

    Jota, é bem simples…Guga não tem partido pq não sabe disputar, foi assim no PMDB e agora no psdb (minusculo sim), ele perdeu a convenção em 2003, saiu do partido e apoiou o beto richa ( minusculo tbém), esta atitude deu a vitoria ao grupo que está no comando até hj. Na eleição passada ele fez duras criticas e injustas ao nosso modelo ( REQUIANISTA ), e agora, muitas vozes querem ele no PMDB, absurdo, vc é um cara razoavel, não entre nessa !!!

  • jagostinho Disse:

    Nelo

    Vc leu outra coisa. Seja razoável, não queira pautar os outros. O objetivo da postagem foi outro. Pena que não tenha processado o que escrevi.
    Saúde e paz
    Jota Agostinho

  • elias glaucio Disse:

    Primeiro o Rafael toma uma posiçao ridicula em se arvorar candidato a prefeito,depois critica a unica opçao viavel que as oposiçoes tem de destronar o PSDB do poder.Que história ele tem dentro PMDB?O que me irrita em certos policos,é que eles nao sabem a hora de sair de cena…sempre estao bancando o bobo da corte.

  • ALMIR BORNANCIN Disse:

    meu caro… primeiramente parabenizo-o pelo seu blog, contudo, nao se identificar deixa mais a desejar, do que se dar ao trabalho em fazer criticas a quem se expoe, rotulando-o UM DECORADOR DE CIDADE. seria tao grande sua frustacao para tal critica? particularmente acredito, que o mais criticamos ë o que mais desejariamos SER OU TER FEITO, LEMBRE-SE, SO DAMOS AQUILO QUE TEMOS – ELE REALIZOU E VC CRTICOU, poucos sao os que fazem isso – ou aquilo, mas muitos FICARAM E FICAM NA VONTADE DE TER FEITO … para vc o que sobrou foram so criticas… NEM MESMO A OUSADIA DA IDENTIFICACAO SOBROU.

  • jagostinho Disse:

    Meu caro Almir

    O blog é meu. Como mais vc queria que me identificasse? Espero que vc esteja nas suas condições normais, pois está estranho este emaranhado de frases que escreveu.
    Saúde e paz
    Jota Agostinho

  • Miau-compreendida Disse:

    O Rafael Greca não tem condições para assumir a prefeitura de Curitiba. Os anos se passaram e ele pouco evoluiu, passando por repartições públicas, onde deixou a marca de “razoável chefe”.

    Sua cultura e conhecimento linguístico poderiam lhe dar a oportunidade de palestrante, em diversos segmentos, mas longe de ser o futuro prefeito.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.