Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 09jun

    Os Jogos Escolares do Paraná, além de proporcionar a identificação de novos talentos esportivos, trabalha muito com o aspecto social.

    Congregar os alunos das várias regiões do estado, propiciando o estimulo recíproco, intercambio social, a vivencia e reflexo sobre os aspectos positivos do esporte, contribuindo para situar a escola como centro cultural, desportivo e formativo da comunidade.

    Além da participação dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, em Colombo tem a participação de alunos indígenas, da Escola Estadual Mbya Arandu, de Piraquara.

    Pela primeira vez a Escola participou dos jogos, nas modalidades de atletismo e tênis de mesa.

    “Eles gostam de todas as atividades esportivas, tem grande dedicação, foi importante a participação deles nos jogos”, disse o professor Edmilson Pereira Guardiano.

    A pequena Daiana, ou “Para”, na língua Guarani, a alegria de poder participar dos jogos é enorme.

    “Não importa se perdemos ou ganhamos, foi muito bom participar dos jogos, e vamos participar dos próximos com mais atletas. Ei gostei muito de estar aqui”, disse Daiana.

    A diretora Isabel da Costa, acompanhou os alunos na modalidade de tênis de mesa, e está feliz com a participação deles.

    “É muito bom termos esta oportunidade de confraternização entre os nossos alunos indígenas com alunos das demais escolas do Paraná. A integração social é muito importante”, disse a diretora.

    Para o próximo ano, todos na escola, direção, professores, e os mais animados, os alunos, estarão de volta e com muita dedicação para mais uma vez fazerem parte dos Jogos Escolares do Paraná.

    A escola

    A escola Mbya Arandu, fica na aldeia Araçai, em Piraquara. Nesta aldeia existem 17 famílias de índios, num total de 100 pessoas. Na escola todos os alunos são indígenas.

    No ensino fundamental, todos os professores são indígenas, além das matérias do ensino normal igual a outras escolas, os pequenos índios recebem aulas de guarani.

    No ensino médio, os professores são indígenas e brancos, e as aulas de guarani continuam.

    Secretaria Especial do Esporte do Paraná
    Secretaria de Estado da Educação
    Paraná Esporte
    Coordenação de Comunicação
    Marcelo Flessak

    Publicado por jagostinho @ 19:12



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.