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  • 30maio

    PORTAL BONDE/SAÚDE

    Você é daqueles que faz regime, mas é só parar e voltar a engordar?

    Então, observe atentamente alguns hábitos alimentares recomendados por especialistas e que podem ajudá-la a peder peso ou manter o corpo desejado.

    Lembre-se que esses novos hábitos devem acompanhá-lo durante a vida toda, caso contrário, todos os seus esforços terão sido inúteis!

    Aumente o número de refeições

    Ao comer entre cinco e seis vezes por dia, o metabolismo fica acelerado e, consequentemente, a queima calórica aumenta.

    Já quando ocorre um jejum prolongado, o organismo tem maior facilidade de acumular gorduras como defesa, a fim de utilizá-las como forma de energia quando for necessário.

    Fique atento ao consumo diário de calorias

    Uma pessoa adulta precisa de cerca de 2.000 calorias diárias e se consumir menos do que esse total vai conseguir emagrecer.

    Porém, para que ocorra um processo de emagrecimento saudável é importante também ter muita atenção à porção e à qualidade dos alimentos ingeridos.

    Fuja das gorduras

    Não apenas longe das frituras, mas também de produtos formulados com ela.

    É o caso da manteiga, pães folhados, congelados, enlatados e embutidos. E também, especialmente, às do tipo saturada e as transaturadas, que são altamente oxidativas e inflamatórias, responsáveis pelo aumento do colesterol ruim e acúmulo de plaquetas nas artérias, elevando os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

    Além disso, sabe-se que a densidade calórica das gorduras é bastante superior a de outros nutrientes, pois ela possui 9 calorias por grama ao passo que o carboidrato e a proteína têm apenas 4 calorias por grama. No entanto, gorduras ‘boas’, presentes no azeite de oliva e nas castanhas e nozes, devem ser incluídas no cardápio diário porque ajudam a reduzir o colesterol ruim e auxiliam na saúde do coração.

    Consuma frutas

    Essas delícias são riquíssimas em nutrientes, como vitaminas, minerais e substâncias bioativas, que trazem inúmeros benefícios ao organismo.

    Porém, desde que consumidas de maneira e em quantidade adequadas e fracionadas ao longo do dia – não vale comer uma porção enorme de salada de frutas ou uma vitamina caprichada de uma vez e depois não ingerir nada ou, pior, consumir uma fruta hoje e outra na semana que vem.

    Outra grande vantagem de consumir frutas é que elas são ótimas alternativas para a “fominha” fora de hora e, principalmente, servem como substitutas para o chocolate e outras sobremesas industrializadas, cheias de açúcar e gordura.

    Abuse das saladas

    Além de contribuir para a hidratação do corpo, por possuir uma grande quantidade de água, as saladas ainda ajudam na qualidade da digestão.

    Mas não pense que trocar uma refeição equilibrada, com uma porção adequada de carboidratos, por um prato lotado de alface e um grelhado é saudável. Quando isso acontece, a tendência de uma compensação na próxima refeição aumenta.

    Para completar seu novo estilo de vida escolha uma atividade física e pratique pelo menos três vezes por semana. Ah! O exercício também é para sempre!

    Publicado por jagostinho @ 19:08



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