Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 27maio

    Senadora Gleisi Hoffmann/Assessoria de Comunicação/Débora Matos

    Senadora Gleisi participou da solenidade no Palácio do Planalto Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

    Em solenidade no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (26), a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Fernando Haddad, firmaram compromisso para a construção de 454 quadras esportivas cobertas e 138 unidades de educação infantil em mais de 300 municípios.

    As obras contarão com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e contemplarão várias cidades do Paraná.

    As escolas construídas com recursos do Proinfância valorizam a qualidade do espaço físico escolar adaptado à educação infantil.

    Os projetos padronizados, fornecidos pelo MEC e pelo FNDE, preveem ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação (salas de aula, de leitura e de informática, fraldários, bibliotecas, sanitários, recreio coberto, refeitório e secretaria).

    Na construção das quadras, os projetos oferecem espaços qualificados para a prática esportiva e recreativa em unidades que não tenham espaços cobertos. As instalações podem ser usadas também nos fins de semana.

    No Paraná, foram beneficiados com quadras cobertas os municípios de Colombo, Honório Serpa, Marialva, Ouro Verde do Oeste, Paiçandu, Paranaguá e Piraquara.

    Os municípios de Arapongas, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses e Tijucas do Sul ganharão unidades de educação infantil.

    São José dos Pinhais será contemplado com uma quadra e uma creche.

    CAMINHO DA ESCOLA

    Na mesma solenidade, que contou com a presença da senadora Gleisi Hoffmann (PT), a presidente Dilma Rousseff fez a doação de 30 mil  bicicletas e capacetes escolares do programa Caminho da Escola a 81 municípios de todo o país.

    Estudos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) constatam número significativo de estudantes que percorrem a pé distâncias entre dois e 12 quilômetros de casa até a escola ou ponto de embarque do transporte escolar.

    Eles vivem em localidades que não apresentam condições de tráfego para veículos automotores. Nesses casos, o uso de bicicletas ajuda a reduzir o tempo e o esforço daqueles que percorrem pequenas e médias distâncias.

    A fim de contribuir com a segurança dos alunos que farão uso das bicicletas, o FNDE promoveu pregão eletrônico para aquisição de capacetes específicos para ciclistas. O Caminho da Escola prevê a compra de 100 mil bicicletas e capacetes até o fim de 2011.

    A bicicleta ainda é um veículo pouco utilizado no transporte escolar. Como ainda não há informações sobre experiências balizadoras das normas de uso, o Ministério da Educação e o FNDE, em parceria com os municípios, vão desenvolver projeto-piloto para avaliar os diversos aspectos dessa modalidade de transporte escolar.

    O projeto trará subsídios para a definição de critérios de atendimento aos beneficiários, modelo de gestão e indicação das situações em que a bicicleta possa efetivamente servir como meio capaz de facilitar o acesso e a permanência dos alunos na escola.

    Publicado por jagostinho @ 09:35



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.