Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 16maio

    Site da Prefeitura de Tibagi/Paraná

    A cárie dental não existe mais entre as crianças matriculadas na rede de ensino público municipal da cidade de Tibagi.

    A doença foi erradicada, segundo o dentista Ronald Jimenez, da equipe que faz atendimento nas escolas, graças ao acompanhamento constante ofertado gratuitamente a todos os alunos nos consultórios das escolas Aroldo, Ida Viana e Telêmaco Borba.

    Mais de 1,4 mil crianças integram o quadro da educação fundamental de 1o ao 5o ano nas três instituições e todos passam por consultas frequentes ao dentista dentro da escola.

    “Toda criança que entra na escola passa pela avaliação, recebe tratamento e depois manutenção e acompanhamento da saúde bucal. Só temos casos de cárie aqui quando entra na escola um aluno novo, que vem de outra cidade”, ressalta Jimenez.

    As consultas acontecem nos cinco dias da semana em que há aulas, nos períodos da manhã e da tarde.

    São quatro equipes com dentistas e Técnicos em Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde que se revezam no trabalho de restaurações, extrações de dentes de leite ou cisos, prevenção e aplicação tópica de flúor e selante.

    “Antigamente era muito comum a extração de dentes permanentes por conta da cárie. Hoje isso não existe mais. Só são extraídos dentes em caso de tratamento ortodôntico ou os cisos e dentes de leite que apresentem problemas”, explica.

    O sorriso fácil de Natasha Bueno é também bonito e saudável. Ela estuda no quarto ano da Escola Telêmaco Borba e frequenta a sala dos dentistas.

    “É tranquilo. Não tenho medo e nem sinto dor”, assegura a garotinha que recebe acompanhamento especializado desde que entrou no primeiro ano. “Não tenho cárie”, garante.

    A técnica em Saúde Bucal Maria da Luz Ribeiro Taques está há três anos na equipe e realça que além do atendimento em consultórios, os alunos também são orientados sobre higiene bucal em palestras e ações específicas.

    “Ensinamos, ajudamos eles a cuidarem dos dentes com a escovação correta e uso do fio dental. Isso diminui os problemas”, analisa.

    O dentista Rogério Marques também integra a equipe e destaca que “o objetivo é evitar que as crianças tenham doenças bucais. Prevenir antes de precisar tratar”.

    O atendimento odontológico escolar acontece há 18 anos em Tibagi e as salas dos dentistas foram completamente equipadas nos últimos seis anos.

    “Temos também outras atividades de atendimento à comunidade em geral nas unidades de Saúde da Família da 18 de Março, Vila São José e distritos de Amparo e Caetano Mendes”, salienta Jimenez.

    Quanto às escolas do interior, na Municipal de São Bento e na David Federmann em Caetano Mendes, o atendimento odontológico será implantado.

    “Devemos ampliar as consultas também para as escolas rurais”, diz o dentista.

    Texto: Emanoelle Wisnievski
    Foto: Christian Camargo

    Publicado por jagostinho @ 15:17



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.