Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 02maio

    GAZETA DO POVO/CHICO MARÉS

    Já de olho nas eleições municipais de 2012, o diretório do PDT quer que o

    Zeglin diz que bancada precisa estudar delicadamente a proposta

    partido assine o pedido de instalação da CPI dos Ra­­dares na Câmara de Curitiba.

    Atualmente no bloco de apoio ao prefeito Luciano Ducci (PSB), os três vereadores do partido, Tito Zeglin, Jairo Marcelino e Roberto Hinça, podem dar à oposição as assinaturas que faltam para iniciar as investigações.

    Para que uma CPI seja instalada na Câmara, são necessárias as assinaturas de 13 vereadores. Até o momento, 11 já assinaram – incluindo cinco vereadores da situação.

    Alvo de denúncias de corrupção e manipulação de multas mostradas em reportagem do Fantástico, a Consilux, empresa que gerenciava os radares de trânsito de Curitiba, teve seu contrato com a Urbs rompido unilateralmente pelo prefeito Luciano Ducci.

    Desde então, vereadores de oposição tentam emplacar uma CPI na Câmara Municipal de Curitiba.

    A decisão do PDT deve sair hoje, em reunião do diretório municipal do partido.

    De acordo com o presidente em exercício do diretório de Curitiba, Wilson Picler, a posição da maioria dos filiados é de que os vereadores devem assinar o requerimento.

    Porém, os vereadores não pensam da mesma forma. “Fora os que têm mandato, os demais são a favor de rigor na apuração”, diz Picler.

    No momento, a posição dos vereadores do PDT é de não assinar. De acordo com o líder da bancada pedetista, Tito Zeglin, as informações passadas pela Urbs até o momento são satisfatórias, o que tornaria as investigações desnecessárias.

    O vereador Jairo Marcelino vai além e diz acreditar que a CPI pode, inclusive, ser prejudicial ao município.

    De acordo com ele, caso não seja possível comprovar nenhuma irregularidade, os advogados da Consilux podem usar os relatórios para pedir indenizações pelo rompimento dos contratos da empresa com a Urbs. “É preciso tomar um cuidado muito grande”, diz.

    Apesar disso, segundo Zeglin, a bancada do partido não vai tomar nenhuma atitude isolada. Caso seja de entendimento dos filiados que a CPI deva ser instalada, a bancada pode assinar o requerimento.

    “Isso tudo tem de ser bem discutido, é uma questão delicada. Nós fazemos parte da bancada de apoio ao prefeito”, relembra.

    Eleições

    A questão da Con­­silux esbarra nas eleições municipais de 2012, e pode expor um racha na base de apoio ao prefeito. O PDT já sinaliza que pode deixar o bloco para lançar uma candidatura própria.

    O nome favorito da direção estadual é o do ex-deputado federal Gustavo Fruet, atualmente no PSDB, que foi oficialmente convidado pelo presidente nacional, Carlos Lupi, para integrar o partido. Fruet ainda não respondeu ao convite.

    Independentemente da decisão de Fruet, a direção nacional do PDT indicou aos diretórios regionais que lancem candidato próprio em todos os municípios com mais de 400 mil habitantes.

    Em outros estados, o partido já dá sinais nessa direção. Em São Paulo, por exemplo, onde o partido apoia o governador Geraldo Alckmin, os deputados pedetistas assinaram um pedido de CPI para investigar os pedágios do estado.

    Apesar de ver com bons olhos uma candidatura própria, Zeglin acredita que ainda é cedo para deixar o bloco de apoio.

    “Não podemos fazer oposição por oposição. Temos de lembrar que o PDT ajudou a eleger o Ducci vice-prefeito”, afirma. “Não dá para sair dando tapa no escuro.”

    Além dos cinco vereadores do PMDB e do PT, Paulo Salamuni (PV), De­­nílson Pires (DEM), Julião Sobota (PSC), Caíque Ferrante (PRP), Jair Cézar e Professor Galdino (ambos do PSDB) já assinaram o requerimento.

    

    Publicado por jagostinho @ 12:28



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

2 Respostas

WP_Cloudy
  • Rabucentauro Disse:

    Como está gordo este Zeglin, hein. Vida mansa, sempre com o poder. Ridiculo.

  • TERTULIANO Disse:

    Ese Jairo marcelino é ridículo. Dizer que a CPI pode ser prejudicial a cidade !!! Vá catar coquinho de cabra rapaz. Boa é a roubalheira dos radares, né?

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.