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  • 24jan

    Fonte:- Minha vida, minha saúde

    O verão já chegou e você encontra dificuldades para ter uma pele bronzeada? Saiba que alguns alimentos podem ajudar!

    Vegetais e frutas como cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata doce contêm betacaroteno, ou seja, um carotenóide – pigmento que vai do amarelo ao vermelho e que oferece de maneira indireta a vitamina A.

    Esta substância também é encontrada, em quantidades menores, na couve, no repolho, espinafre, agrião e brócolis.

    O betacaroteno é antioxidante e favorece a obtenção do bronzeado, pois estimula a formação de melanina, a grande responsável pela pigmentação da pele.

    Ele não funciona como um bronzeador natural, que auxilia na uniformização do bronzeamento, tornando-o mais eficiente, aparente e duradouro.

    Segundo a dermatologista Daniela Nunes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o betacaroteno não tem restrição quanto à cor da pele, porque vai favorecer o bronzeamento de acordo com o tipo de pele de cada um.

    Adriano Almeida, também dermatologista, complementa: “Uma forma prática para saber se os níveis de carotenóides estão sendo suficientes é observar a palma das mãos. Se estiverem com uma coloração em tom laranja, estes níveis estão sendo satisfatórios”, explica.

    Não há desvantagens em consumir os alimentos com betacaroteno. Porém, o excesso pode elevar a produção de melanina, fazendo com que a pele adquira uma coloração amarelada, conhecida como hipercarotenemia, que desaparece com a redução do consumo.

    Além disso, a dermatologista faz um alerta: o consumo desses alimentos é contraindicado se a pessoa está fazendo algum procedimento como laser para rejuvenescimento ou depilação, pois a pele vai se bronzear e pigmentar mais facilmente.

    De  acordo com Rosana Perim Costa, gerente de Nutrição do Hospital do Coração (HCor), atualmente o mercado farmacêutico oferece cápsulas com derivados de betacaroteno concentrados, que devem ser usadas antes e depois do bronzeamento.

    “Geralmente são indicadas para pessoas que não conseguem aumentar o consumo da substância através das refeições. No entanto, devem ser consumidas seguindo prescrição médica, pois o excesso pode provocar manchas na pele.”

    Além de promover um belo bronzeado por meio da boa alimentação, o betacaroteno oferece vitamina A, micronutriente que ajuda no combate aos radicais livres que envelhecem a pele, melhora a visão noturna, a elasticidade da pele e fortalece unhas e cabelos.

    Então é só fazer uma deliciosa salada e apostar no bronzeado.

    Só não se esqueça de evitar a exposição solar das 10 horas da manhã às 14 horas da tarde!

    Publicado por jagostinho @ 14:28



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