Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 14jan

    Fonte:- MSN/Corpo e Saúde

    Um novo estudo feito pela University College London, no Reino Unido, e pela University of Queensland, na Austrália, descobriu que adultos que passam mais de duas horas na frente do computador ou da televisão tem o dobro de chances de sofrer um ataque cardíaco, derrame e outros tipos de problemas cardiovasculares, se comparados com aqueles que passam menos de duas horas por dia na frente de uma tela.

    Durante o estudo foram observados 4500 adultos com mais de 34 anos num período de quatro anos e meio.

    Todos os participantes responderam a um questionário sobre o tempo que eles gastavam durante os dias na semana na frente do computador ou da televisão, sem contar as horas gastas no trabalho ou na escola.

    Eles também foram questionados sobre o hábito de praticar atividades físicas, fumar, ingerir bebidas alcoólicas, se tinham diabetes ou se alguém da família possuía histórico de doenças cardíacas.

    Comparadas com as pessoas que passam menos de duas horas na frente de uma tela, aqueles que passam quatro horas por dia vendo televisão ou usando o computador tem aproximadamente 48% mais riscos de morrer por qualquer razão.

    Além disso, aqueles que passam um período superior a esse sentados na frente de uma tela têm 125% de chances de sofrer com algum problema cardiovascular.

    Os cientistas também descobriram que esse risco continua elevado mesmo quando são levados em consideração outros fatores conhecidamente causadores de problemas cardíacos como pressão alta, diabetes, tabagismo e falta de exercícios físicos.

    Segundo os autores do estudo, isso pode acontecer porque o tempo que passamos sentados está diretamente ligado aos riscos de sofrer com problemas no coração.

    Ao analisar amostras de sangue dos pacientes, eles perceberam que os níveis de uma enzima essencial para quebrar gorduras na corrente sanguínea era até 90% menor nas pessoas que ficavam sentadas durante muito tempo vendo televisão.

    Os níveis de HDL, o colesterol bom, também tiveram uma queda significativa.

    Muitos especialistas em saúde pública e cardiologistas dizem que esse estudo mostra como é importante ter um tempo reservado para fazer exercícios diariamente para combater problemas causados pelo sedentarismo, que estão se tornando cada vez mais comuns.

    Segundo eles, não é preciso fazer exercícios intensos, o mais importante é não ficar muito tempo sentado.

    Publicado por jagostinho @ 17:10



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.