Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 29set

    Por Edson Rimonatto*

    O que acontece nas eleições do Paraná é vergonhoso. Um verdadeiro atentado à democracia se impõe diante da população paranaense e mancha o estado de direito por aqui. Um único partido controla o ritmo da campanha eleitoral ou pelo menos tenta, mas com uma força incomparável e com condições reais de manipular os fatos. Com os poderes necessários para fazê-lo. A seu favor, claro. O único poder também capaz de invalidar essa manipulação é o do voto, nas mãos do povo. Mas, para confundir o mesmo povo, o tucanato impede que o eleitorado tenha informações sobre as quais possa basear sua tomada de decisão.

    Pesquisa não ganha eleição e não é de hoje que se questiona o poder delas sobre as definições dos indecisos. Também não é de hoje que se põe à prova os critérios e metodologias usados nas sondagens dos institutos de pesquisa. Mas estabeleceu-se uma cultura de acompanhamento dessas consultas durante a campanha eleitoral que de fato influencia nas decisões dos eleitores. Tanto que as pesquisas não registradas devidamente junto à Justiça Eleitoral, aquelas de “consumo interno” dos partidos, correm soltas e, com elas debaixo do braço, os cabos eleitorais vão a campo informar e tentar convencer os eleitores para votarem nos candidatos de sua preferência.

    Às vésperas das eleições, a coligação de Beto Richa (PSDB) impede a divulgação por duas semanas de toda e qualquer pesquisa registrada no TSE – Tribunal Superior Eleitoral – sobre as intenções de voto no Paraná para o governo do estado. Justamente no momento em que as de “consumo interno” apontam para o fato de que o adversário, Osmar Dias (PDT), teria passado à frente e estaria liderando as sondagens feitas. Dessa forma, os tucanos controlam sozinhos o que o eleitorado pode ou não saber. E nós, cidadãos e eleitores, vamos assistindo a tudo isso quietos, calados, passivos, omissos e de braços cruzados. De “Novo Paraná” a coligação do Beto Richa não tem nada. Ela reedita o velho golpe eleitoral da censura ao contraditório e da manipulação dos fatos.

    Temos de exigir que as pesquisas sejam divulgadas. Puxar um movimento relâmpago: “Eu quero ver as pesquisas. Tenho esse direito”! E, daí, decidir o que fazer com essa informação. Temos condições de analisar criticamente esse dado. O que não pode é ficarmos nas mãos dos caprichos de uma “ditadura velada da informação”. E, o que é pior, de uma sonegação de informação que só favorece a quem comete esse atentado ao estado democrático de direito. Quem eles pensam que são? Se não fizermos isso urgentemente, corremos o risco de ver esse golpe escolher o próximo governador do Paraná. Não pode acontecer. A população não deve se calar diante de tamanha atrocidade contra a cidadania. E eu não quero compactuar com esse crime hediondo! Espalhe você também essa ideia e essa indignação. Faça valer o seu voto!

    (*) Edson Rimonatto é publicitário.

    Publicado por jagostinho @ 17:27



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

7 Respostas

WP_Cloudy
  • Tweets that mention Jota Agostinho » Arquivo do Blog » “EU QUERO VER AS PESQUISAS. TENHO ESSE DIREITO!” -- Topsy.com Disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by Julio Dêja, wilsonpacheco, Edson Rimonatto, Paulo Galvez daSilva, Eduardo Mira and others. Eduardo Mira said: RT @Boca_Maldita: RT @blogdojota "EU QUERO VER AS PESQUISAS. TENHO ESSE DIREITO!" – http://bit.ly/cZdBUv […]

  • Emerson Disse:

    Não, não tem direito não. Lei existe para ser cumprida e se os institutos não a seguem, a pesquisa é inválida e ponto.

  • Paulão Disse:

    Mas por que será que quando o betinho tava na frente,as pesquisas não estavam irregulares,eu votava no beto e mudei meu voto , garanto que muita gente mudou.

  • Rafael Disse:

    Idiotas….
    Lei é para todos, mas pq que qdo esses crápulas estavam a frente não impugnaram, hein?
    Agora pq tem um coronel manipulador, que quer manipular a população.
    Jota e veja só, aqui na minha cidade tem dois candidatos a Dep Estadual pelo PSDB, um é coronel, sempre está no poder, o outro, 2º melhor Prefeito do Paraná que está tentando uma vaga na Assembléia, com uma campanha mais humilde simplesmente foi cortado pelo Beto Richa. Cortado pq a preferência é do coronel.
    Mas agora qdo a água bateu na bunda do candidato ao Governo, enviaram uma Kombi oK para o comitÊ do candidato mais humilde para “ajudar”. Ajudar a quem?
    O candidato a deputado ou tentar salvar a candidatura do boy do prédio e seu coronel?
    Osmar é GOvernador…e esses cars vão p onde merecem e ponto.

  • Tania Disse:

    Falta de critérios de ponderação ou critérios imprecisos, falta de apresentação de todos os nomes de candidatos na pesquisa estimulada e indução de resposta dos eleitores. Esses foram os principais problemas apontados, pela Justiça Eleitoral, nas pesquisas de intenção de voto que foram impugnadas, ou seja, não puderam ser divulgadas para a população. Nesta reta final das eleições, cinco pesquisas para o governo do Estado foram impugnadas a pedido dos advogados da coligação de Beto Richa , entre elas Datafolha, Ibope e Vox Populi. O juiz Nicolau Konkel Júnior disse que a Justiça Eleitoral agiu com isenção e usou critérios técnicos para embasar as decisões. Ele concedeu uma entrevista coletiva nesta quarta-feira para explicar por que a Justiça Eleitoral tem barrado as pesquisas. O juiz disse que as decisões não representam censura. E que, com a eleição polarizada entre Beto Richa e Osmar Dias , as decisões podem beneficiar um lado ou outro.

  • Nascimento Disse:

    mesmo que vc TANIA pareça ser mais uma comissionada da prefeitura paga por nós e que fica nos blogs justificando o ditador do batel Beto Richa e suas atitudes imbecis vou retrucar vc. Primeiro queria saber se vc já ouviu entrevista coletiva de Juiz onde ele admita que há algo errado no judiciário? Eu nunca ouvi. Segundo: se vc quer esclarecer as pessoas devia dizer que o juiz auxuliar que está aceitando todos os pedidos do beto, ele mesmo na liminar afirmou que estranhava que as outras pesquisas com Beto na frente não foram inpugnadas e tinham as mesmas irregularidades. Aliás estas pesquisas do começo do mes, debochadamente, continuam nas propagandas do beto Richa.(leia: http://www.bocamaldita.com)
    Os tucanos debocham do povo e do judiciário. E vc TANIA OU TANIO, SE PRESTA A ESSAS COISAS?

  • Sophia Cordeiro Disse:

    Então tá, mas pesquisas muito estranhas, para a eleição presidencial, que não batiam/batem com as demais, e desde o início do processo, sairam normalmente até serem desmentidas pelos fatos. O PT nacional não as censurou, apenas vinham questionando, como aliás, própria população, que não precisa de tutela.
    Não há justificativa, exceto se os Intitutos de Pesquisa se declararem ineptos para o ofício.Queremos ver e analisar. Pto.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.