Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 29set

    Com o último debate entre os candidatos a governador do Paraná, nesta noite de terça-feira, na RPC, a impressão que se tem é que este modelo de comunicação dos candidatos com os eleitores esvaziou-se.

    Não há mais como tomar o precioso tempo das pessoas com uma peça monótona, mofada, e enfadonha que não informa, não discute e não dá a oportunidade do cidadão concluir nada.

    A aposta para as próximas eleições é de que a internet, com ferramentas ágeis, instantâneas e de alcance ilimitado, seja o instrumento que poderá municiar  a sociedade, em todos os extratos, faixas e classes, com informações que dêm condições de uma análise mais segura por parte de quem vota.

    Dito isto, atrevo-me a fazer uma análise do debate na RPC:-

    SALAMUNI – PV

    Alternou bons e maus momentos, mas pouco criativo, não transmitiu segurança. Generalizou demais as questões e aproveitou, como sempre, para fazer apologia ao seu partido.

    Mas podia ter usufruído mais do pequeno avanço que sua candidata a presidenta, Marina Silva, apresentou nos últimos dias.

    LUIS FELIPE – PSOL

    Seguindo a linha do bom velhinho Plínio, o candidato a presidente do seu partido, fustigou bem os dois mais bem pontuados, e produziu a pérola da noite: ” o plano do PSOL para executar a reforma agrária é EXECUTAR a reforma agrária!”.

    Mostrou-se mais bem concatenado e pode aproveitar os holofotes destas eleições para uma candidatura proporcional em outra oportunidade.

    OSMAR DIAS – PDT

    Seguro e com bom preparo, não caiu no jogo de Beto e produziu bons momentos provocando seu principal concorrente até na hora de responder a outros candidatos. Ao comentar doadores de sua campanha passada lascou que “na minha campanha não teve caixa 2, como de uns e outros, que até apareceu no Fantástico”.

    Ironizou a colocação de Beto de que seu secretário do Trabalho cochilou e a prefeitura de Curitiba perdeu 7 milhões de um convênio com o governo federal. Disse Osmar: “Beto está que nem o Luxemburgo, treinador demitido do Atlético Mineiro. Quando ganha é ele, quando perde são os jogadores.”

    E mais. Não deixou passar em branco a pecha de censurador que Beto está carregando: ” A pesquisa que Beto diz que 80% dos curitibanos queriam que ele fosse candidato a governador deve ter sido impugnada por ele mesmo, pois até hoje ninguém viu”.

    Quanto às acusações de Beto de que Osmar era contra os trabalhadores por apresentar projeto que extiguia a multa de 40% , do FGTS, na demissão sem justa causa, Osmar encerrou o assunto quando lembrou que todas a centrais sindicais estão com ele.

    E ainda estocou o ex-prefeito sobre Caximba, Linha Verde inacabada, carência de creches, transporte coletivo e licitações viciadas por aditivos em série.

    E é bom que se frise que Osmar não teve como encaixar o assunto dos professores “laranjas podres” que, na minha opinião, vai decidir estas eleições, além do apoio declarado de Lula, que, por sinal, ligou para Osmar, momentos antes do debate.

    BETO RICHA – PSDB

    Deixei Beto por último, por que, para mim, é um capítulo à parte. Tinha tudo para, sem atropelos, ser um nome forte do PSDB, em eleições próximas. Mas atropelou as coisas. Articulou mal, criou dissensões desnecessárias durante a campanha, e cometeu equívocos irretornáveis.

    Um deles é o caso do professores. Ao tentar consertar, estragou mais ainda. E, essa sua obsessão por impugnar pesquisas foi a gota d’água para a debacle definitiva. Seus estratégistas o levaram ao cadafalso e ele não percebeu. Não reagiu.

    Ao concordar em não permitir que o povo soubesse números de pesquisas, assumiu a pecha de medroso. De perdedor. E isso encalacrou em sua imagem já narcisista e arrogante e deu os toques finais na sua pintura de fracassado.

    Já é chamado pelo povo do interior de “gabola”, pois se autovangloria, à exaustão. E fez, com isso, que a sua mensagem de “novo” envelhecesse antes do tempo. Repetivo e dissimulado demais.

    Até Curitiba não acredita mais nele. Afinal, tudo que ele enaltece em Curitiba, contrasta com a realidade do curitibano.

    Um triste final de um “piá de prédio gabola”.

    Quando fizer o rescaldo da fogueira, verá que a frase “dizes-me com quem andas e te direi quem és” é antiguíssima, mas atual e verdadeira.

    Para complicar mais, mostrou algo de que o povo não gosta, que é a deslealdade partidária. E foi de forma escancarada. Não citou o nome, uma vezinha só, pelo menos, de seu candidato a presidente, José Serra.

    Coisa que os outros três fizeram, com orgulho.

    Pegou mal. Muito mal.


    Publicado por jagostinho @ 04:30



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

8 Respostas

WP_Cloudy
  • Tweets that mention Jota Agostinho » Arquivo do Blog » DEBATE RPC – UM MELANCÓLICO FINAL PARA UM “GABOLA” -- Topsy.com Disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by Jota Agostinho, Jota Agostinho, Jota Agostinho, Jota Agostinho, Jota Agostinho and others. Jota Agostinho said: @stockler4 DEBATE RPC – UM MELANCÓLICO FINAL PARA UM "GABOLA" – http://bit.ly/9bMYrw […]

  • Elias Cordeiro Disse:

    Beto é um engodo que será desmascarado no dia 3 de outubro.

  • Aires Disse:

    Parabéns mais uma vez Jota, análise perfeita, com fundamentação, a eleição nas urnas já está definida, vamos ver o que o piá de prédio vai fazer no tapetão, que pelo que se vê ele vai bem……abraços

  • Rodrigo Disse:

    Parabéns, preciso como sempre.
    É uma excelente análise, dia 03 de outubro teremos a resposta disso tudo.

    O dia D está chegando.

  • Guilherme Disse:

    Isso só pode ser piada né??? Hahahahahahahahahahahahahahhahahahahhahahahhahahahahhahahahaha ta certo Jota criou um mundo dó seu hahhaahahhahahhahahahahahahahahhaha

  • maria clara Disse:

    O beto Richa nao fez nada em curitiba a cidade esta uma zona a linha verde foi feita pela metade sem tincheiras, a guarda municipal ganha uma salario ridiculo e fez manifestação pois nao tinha dialago com a prefeitura, a passagem de onibus ficou mais cara, ele faz parte da quadrilha do psdb que criou o pedagio, a segurança em curitiba esta um caos, creches nao foram criadas, o lixão da caximba nao teve solução…acordem povo querem que a copel, sanepar e porto de paranagua sejam privatizados tambem?????
    rsrsrsrsr

  • Jayr Aleluia dos Santos Disse:

    Oh GUILHERME. Se o Jota criou um mundo só dele, porque vc fica se metendo na vida dele. Faça um blog pra vc e escreva o que vc quiser. Mas como deve ser pago pra atucanar os blogs que não escrevem oq o manhoso piá de prédio quer e não tem nome para fazer um blog, só sabe por hhahahahaahahah. Ridiculo cara. Ganhar umas moedinhas para fazer isso é vergonhoso. Dá-lhe Osmar em seu lombo. !!

  • Luiz Disse:

    Gostaria de saber se alguem teve conhecimento dos numeros das pesquisas impugnadas pelo PSDB. Isso seria muito importante repassar para o eleitor. Alguem deve saber porque ele Beto declarou hontem que impugnou porque os numeros estavam muito diferente das pesquisas interna do PSDB. Com certeza ele sabia que não era bom para ele por isso as impugnações.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.