Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 11set

    Começo dizendo que agradeço o convite que não recebi para assistir ao vivo e a cores nos estúdios ao debate. Mas, não posso reclamar pois não assisto a nenhum programa da Rede Massa. Assim como eles devem achar o meu Blog sem nenhuma importância, a recíproca é verdadeira. E chumbo trocado não dói…

    Quanto ao debate, com um formato um pouquinho menos engessado, reconheço que foi o melhor que assisti até agora. E isto em função do bloco 3, onde cada um perguntou a quem queria, sobre o assunto que quis. No próximo debate tomara que o bloco 2 seja igual a o 3.

    Foi aí que a coisa esquentou. Até pegadinha teve. O Beto ficou na saia justa quando Osmar quis saber dele quais rodovias foram federalizadas no Paraná, em recente decreto.

    Mas, Osmar também teve que pagar um preço por votações no senado, a favor de privatizações, na sua fase tucana. Beto insistiu nelas e Osmar tergiversou.

    Salamuni, do PV, nervoso no início, até criou mais um estado na região sul do Brasil ao afirmar que nos quatro estados do sul… No mais, continuou na tática de enaltecer o seu partido e ressaltar os escândalos da ALEP.

    Já, o Luis Felipe, do PSOL, mesmo de língua afiada, bem próprio do franco-atirador, exagerou nas grosserias. Ou seja, suas colocações foram oportunas mas numa linguagem exageradamente vulgar. Poderia ser melhor. Passou da dose nas provocações ao Beto e ao Osmar.

    Como conclusão, pelo menos para mim, ficou muita clara a certeza de que Beto não tem mais munição para impedir a arrancada final de Osmar, que está virando a eleição.

    E explico. Não há como desatrelar Osmar de Lula e Dilma. Quanto mais insistir nisso, mais vai cair. Até por que se contradiz. Quando afirma que vai continuar as coisas boas de Requião não pode proibir a “colada” de Osmar em Lula.

    Todavia, o maior problema para Beto é exatamente aquilo de que mais se vangloria: Curitiba. Pois, o curitibano, ao dar-lhe uma votação de 77%, esperava que ele resolvesse problemas que dormitavam no subconsciente do eleitor e que, agora escancarados durante a campanha, dão uma sensação de traição aos seus votos.

    Ou sendo mais direto: quando, Beto, pomposamente, diz que vai fazer no Paraná o que fez em Curitiba, o curitibano lembra dos postos de  saúde lotados, falta de creches, as ruas esburacadas, o caos do trânsito, o lixo da Caximba.

    Vem, também, na lembrança dos curitibanos,  os terminais de ônibus sucateados, a Linha Verde congestionada e ceifando vidas, os cheiradores de crack em pleno centro da cidade, as licitações encrencadas e as promessas não cumpridas com famílias paupérrimas que não tiveram titulação de seus imóveis.

    Enfim, cada vez que Beto fala de Curitiba, a população percebe que nem tudo é um mar de rosas e o tal choque de gestão é uma deslavada fantasia .

    Isso sem falar dos 10 títulos de maior e melhor prefeito, exaustivamente proclamados pelo ex-prefeito, que dá uma sensação de cabotinismo exacerbado.

    Até porque estes títulos são mais fora de moda do que concurso de miss.

    Daí, termina o debate e fico a imaginar que estratégia sobrou para Beto conter os ventos fortes a favor de Osmar. Ou melhor, o vento forte chamado Lula.

    Eis a questão. O resto são chorumelas.


    Publicado por jagostinho @ 02:34



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

26 Respostas

WP_Cloudy
  • Tiago Mendes Disse:

    Concordo com o Jota.

    É muito difícil para o Beto, freiar a arrancada final do Osmar com o Lula tão presente na campanha pedetista.

    Assim como em nível Federal, o Paraná está muito fraco de candidato ao Palácio das Araucárias.

  • ROBERT Disse:

    Acho que debate não está mais decidindo nada. Esse até foi bonzinho. Mas estes nanicos deviam ficar de fora. Falam muita bobagem pq sabem que não tem nada a perder. A democracia as vezes é chata, sabiam ?

  • Gabioto Disse:

    Devia ter um debate, em rede estadual com todas as teves e só Osmar e Beto e sem muita frescura. Dai daria pra ver quem é quem. Mas sempre fica claro que Beto é muito repetitivo. Já cansei. E Osmar vai ganhar por causa do lula.

  • Helena Disse:

    Certissimo Jota. Adoro suas análises. Claro que vc vai votar no osmar. E tem este direito. Eu tb vou votar nele. Mas como vc escreveu, o Beto Richa está exaurido. Sem argumentos. Acabou a eleição. Lula vem aqui, dá mais uns abraços no osmar e pronto. Ainda bem.

  • TERTULIANO Disse:

    Com o Deonilsom Roudo dando palpites pro beto nos intervalos só pode sair bobagem. O cara é muito ruim. Só entende de percentagem. Osmar governador !!

  • LUIZA Disse:

    Sou Beto, mas já estou cansada de duas coisas de meu candidato: Falar do pai e dizer que foi eleito 10 vezes o melhor. Já encheu. Por isso vai perder. Mas eu voto nele mesmo assim pq n gosto dos irmãos Dias.

  • Eduardo Monteiro Disse:

    Seráque esse Luis felipe se acha o máximo? Deve ser. Cara biruta. Devia ser proibido um maluco ser candidato. devia ir para o hospicio.

  • NATANAEL Disse:

    Não concordo com sua análise, mas respeito pq vc é um cara com idoneidade. Muitos querem que os blogs sejam neutros. Não sei pq ! Cada um deve ter seu candidato. Mas tem que ter classe. E vc tem Jota. Te admiro mesmo não concordando algumas vezes.

  • Melchior Disse:

    O Beto achou que estava ganho. Esse foi seu maior erro. Jamais podia ter menosprezado a força do Lula, do osmar, do requião e do PT. Agora, concordo com vc. Não dá mais para segurar a onda LULA.

  • Soninha Disse:

    Sou Beto e acho que ele vai ganhar.Quanto a Osmar ele boa pessoa mas ta de garupa no Lula assim como a Dilma rsrsrs.A cada 2 palavras que Osmar fala uma é “LULA”ele não sabe falar por si sózinho isso é complicado.Beto tem mais argumentos espero que o povo Paranaense concientize e vote 45.Abraços!!!

  • Roberto L Batista Disse:

    Este Beto Richa é um mala sem alça. O cara não tem conteúdo, usa muito marketing para manipular, de sua boca não sai nada de concreto. Seria uma catástrofe para o Paraná, um retrocesso… O lernismo é uma pesta.

  • Maria Disse:

    Assisti ao debate, e tirei algumas impressões. Deu pra perceber que entre todos o Osmar Dias me parece ter mais experiencia, e mais segurança nas sua afirmações. O Beto Richa ainda precisa de um tempo pra amadurecer. Colocar no governo do Estado um sujeito imaturo pode nos custar um preço alto demais.

  • Liza Disse:

    Eu discordo.
    Achei o Beto bem superior no debate.Ele argumenta com mais habilidade e passa mais segurança em suas colocações.
    O Osmar fica meio “Dilma”, perdido.
    E, pra mim e muitas outras pessoas do meu convívio, o ponto mais negativo do Osmar é justamente o apoio do Lula e da Dilma. Estou entre os 10% que não consegue avaliar o governo Lula como o melhor da história desse país. Pelo contrário, tá muito longe disso. E acredito que a maioria dos paranaenses também não se deixa enganar por esse governo manipulador.
    Esse foi o fator que me fez optar pelo Beto e ontem, durante o debate da rede Massa, consolidei minha decisão.
    Só para concluir, nós paranaenses tivemos o privilégio de ter bons governadores. Claro que ninguém consegue acertar 100%, mas temos sido governados por homens comprometidos com o objetivo de fazer um estado melhor. Acredito que, independentemente de quem vencer, continuaremos tendo um grande governador.

  • Antunes Disse:

    Mesmo não estando lá, você fez a melhor analíse do debate. Melhor do que muitos blogueiros e jornalistas que assistiram in loco o programa.
    A figura do debate foi mesmo o Luis Felipe, do PSOL, ele pode ter exagerado um pouco, mas no geral mandou bem. O Salamuni se atrapalhou um pouco, ele quis mesmo dizer o seguinte: No cruzamento dos dados econômicos e sociais dos três estados do sul o Paraná fica em quarto lugar. E está certo.
    O Osmar foi razoável, mas o que me impressionou foi o nervossismo do Beto, que parece que perdeu as rédeas da eleição.
    E não se sinta despretigiado por não ter sido convidado, desde que o Ratinho comprou o canal 4, devem fazer seis anos mais ou menos, este foi o primeiro programa da tevê dele que eu assisti também e isso porque ontem mesmo ao comentar com um amigo, por telefone, da pesquisa da Folha, este amigo me falou do debate. Eu nem sabia que ir ter, senão fosse o aviso ia passar batido.

  • César Teixeira Disse:

    A candidatura Beto subiu no telhado.
    Bituruna já espera o telegrama fatídico dia 03.

    Mas, atenção tigrada osmariana. Lembrem-se que em 2006 relaxaram antes da hora e a casa caiu por dez mil votos.
    Se o Paraná tem hoje 7.601.553 de eleitores isso é apenas 0,1316%.

    Para ser governador, Requião já mostrou, basta maioria simples. PARA QUALQUER LADO.

  • OGARITO LINHARES Disse:

    JOTA

    VOCE SABE QUE NÃO SOU NEM FUI ELEITOR DO LERNER , MAS O QUE ME IMPRESSIONA É O BETO AO MESMO TEMPO QUE NEGA SER FILHO POLITICO DO LERNER, O QUE É UM DISPARATE POIS FOI ATÉ O CANDIDATO DO LERMNER A SUA SUCESSÃO EM 2002, TENTA AINDA QUERER FAZER O CURITIBANO ACREDITAR QUE ELE É MELHOR PREFEITO DE CURITIBA QUE O PROPRIO LERNER .

    IMAGINO QUE OS VOTOS RENEGADOS E REJEITADOS DO LERNISMO PELO BETO ,FARÃO MUITA FALTA AO A ELE NESTA RETA FINAL DA CAMPANHA , ESPECIALMENTE EM CURITIBA .

  • Eloir Vieira Disse:

    Jota, os tucanos só poderiam ganhar essa eleição caso o seu candidato fosse o Osmar, pois provavelmente iria concorrer com o Pessuti e aí não teria efeito Lula que desse jeito, porém a vaidade e a ganância de muitos que enxergaram no Beto Richa uma vitória fácil imaginando que Osmar fosse desistir do páreo, o que não ocorreu. Agora na reta final da campanha à qual os tucanos já contavam ganha está mudando a direção, e o efeito Lula vai fazer a diferença pró Osmar. Quem viver verá.

  • joao carlos forsesse Disse:

    Parabéns Governador Osmar Dias, pela sua postura, dissernimento, educação, conhecimento real dos problemas e soluçoes para nosso estado.
    Quanto ao opositor Beto Richa, dá dó, o playboy sem acessor e discurso pronto, não disse a que veio. No final do debate perdidinho. Fiquei preocupado, como o candidato chegou a sua casa, ficou tonto com a aula do profesor Osmar Dias.. Demais para a cabeça do garoto.

    VALLLLEU , OSMAR.

    João carlos

  • Gabriel Disse:

    O Beto é só marketing. Um marketing muito bem feito, não nego.
    Mas ainda dá tempo de mostrar isso ao povo do Paraná.
    Vamos com Osmar governador!

  • Rogerinhooo Disse:

    Foi-se a propaganda enganosa do Beto Richa. Ele pode falar, falar e falar.
    Agora não adianta mais, as tendências estão claras… um vai para baixo e outro para cima.

    As próximas pesquisas vão provar oq estou dizendo. Até dia 3, o Osmar vai abrir pelo menos 5 pontos de vantagem sobre o Beto e vai levar em primeiro turno.

    Quanto ao debate, não tem muito oq falar. Quando acontece cara a cara, o Beto se perde todo, talvez precise de um ponto eletrônico para conseguir se sair bem. É um imaturo, piá de prédio mesmo.

  • diuniziu Disse:

    Será que o Beto sabe onde fica o Noroeste do Paraná???quais suas principais cidades?????? Afinal, caso ele ganhe(espero q não), quem vai governar?ele ou seus acessores???

  • diuniziu-2 Disse:

    o beto, pq vc num vira garoto propaganda??? kara tu é acéfalo?num fala mais nada, nos poupe de seus comentários sem conteudo. eleitores paranaenses, livrai-nos dessa farsa….amém

  • joao carlos forsesse Disse:

    Beto Richa, caia fora, ainda da tempo de arrumar um emprego de ofice boy do Osmar Dias, conversa com ele, ele é legal. Ele vai te arrumar o emprego.

    João carlos

  • Pereira Disse:

    Beto Richa vai se eleger o governador de todos os paranaenses, e vai realizar um governo de aglutinar as pessoas, seu espirito público vai nortear o crescimento do nosso estado, chega de truculência e de violência, queremos trabalho, saúde, educação e respeito e teremos isso no Novo Paraná com Beto Richa governador!!!!!!

  • Luiz Disse:

    Estou surpreso lendo alguns comentários.Parece que estão falando de outro debate e não o que assisti. Quem ficou perdido foi o Osmar Dias. O Beto calou a boca dele em todas as tentativas de pegadinha.
    Estou falando como pessoa neutra, pois ainda não escolhi meu candidato. Apesar de gostar do Osmar não aprovo sua coligação com Lula e o MST. Aliar-se ao MST é totalmente incoerente com seu passado político. Podemos confiar em alguém que muda tão rapidamente de ideologia?

  • dirceu nardi Disse:

    Parabéns Jota Agostinho pelos seus recados.achei o site por acaso e nunca mais deixer de ler, Moro no sudoeste do pr e aqui sempre duvidamos das pesquisas anteriores.Agora vai paraná abraços Dirceu nardi

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.