Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 16ago

    O candidato ao governo pela coligação A União Faz Um Novo Amanhã, Osmar Dias (PDT), se comprometeu nesta segunda-feira (16) com empresários do Paraná a criar o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social nos moldes do CDES que o governo federal criou em 2003 e que tem abrangência nacional.

    “Vamos reunir lideranças empresariais, sindicais, representantes do governo, de ONGs e das universidades em torno desde conselho. Queremos manter um forte diálogo com a sociedade”, justificou Osmar a cerca de 700 empresários que lotaram o auditório do Cietep de Curitiba para ouvir suas propostas ao governo.

    O evento organizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) foi pautado pela “Agenda da Indústria para o Desenvolvimento Inovador e Sustentável do Paraná 2011-2014”, formulada pela federação. A agenda contém sugestões para melhorar a gestão pública.

    Osmar recebeu uma cópia do documento das mãos do presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures.

    No encontro Osmar reiterou que também criará a Agência de Desenvolvimento. A unidade atuará no suporte às secretarias de Estado, executando projetos de desenvolvimento.

    “Vamos capitalizar o Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência de Fomento, ofertando mais crédito para o Estado”, disse Osmar, acrescentando lamentar que o banco do governo estadual não exista mais para cumprir esta função.

    “O Banestado poderia estar financiando centenas de pequenos empresários, se não tivesse sido vendido”, afirmou.

    Ele também apresentou seu projeto para estimular novas iniciativas empresariais. Segundo Osmar, os jovens empreendedores irão contar com uma linha especial de crédito.

    “O jovem que quiser abrir seu primeiro negócio terá ajuda do governo. E para as empresas que admitirem jovens no primeiro emprego, vamos trocar o valor que elas pagam de encargos sociais por isenção de impostos devidos ao governo”.

    Investimentos em infraestrutura – Osmar lembrou que 60% do PIB industrial do Paraná se concentram em apenas 10 municípios. Ele se comprometeu a descentralizar este desenvolvimento por meio de ações que fortaleçam arranjos produtivos locais. A Fiep tem um trabalho voltado ao desenvolvimento de economias municipais e regionais, os chamados APLs (Arranjos Produtivos Locais).

    De acordo com o candidato do PDT, serão elaborados projetos de desenvolvimento regionais com a ajuda de universidades. “Vamos envolver os pesquisadores nas ações de desenvolvimento e melhora da infraestrutura. Eles têm muito a acrescentar com o seu conhecimento”, considerou.

    O presidente da Fiep defendeu que para haver desenvolvimento é necessário apoio ao empreendedorismo. “Sugerimos diversas iniciativas nesta linha para Osmar Dias. Estas ações vão favorecer o ambiente para o desenvolvimento”, considerou.

    Vários dos empresários presentes se disseram otimistas e confiantes nas propostas de Osmar.

    “São propostas consistentes, bem formuladas. Foi uma ótima apresentação, uma boa oportunidade para conhecermos melhor suas idéias”, disse o presidente da Brafer, Marino Garofani.

    “Levantar um debate como propõe o senador é fundamental para este processo eleitoral. As propostas estão muito bem elaboradas, vêm de encontro aos interesses empresariais”, afirmou o empresário Alex Pomilio, da Norske Skog Pisa.

    Para o coordenador regional da Fiep de Apucarana, Sebastião Martins, a participação de Osmar no evento “apenas confirmou que ele é o candidato mais preparado para governar o Paraná”. “Osmar tem um conhecimento amplo do Estado. A indústria espera este braço firme que ele oferece”, emendou.

    ___

    Publicado por jagostinho @ 19:57



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

2 Respostas

WP_Cloudy

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.