Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 16ago

    Alguns dizem que lei foi feita para ser violada. Digo eu: pesquisa eleitoral existe para ser contestada.

    O bom das pesquisas é que tem números e metodologias para todos os gostos. Cada qual faz a leitura que quiser.

    E o que facilita os palpiteiros de plantão é a divulgação por partes de todas as pesquisas. Nunca os números vêm completos. Com isto os “achistas”  deitam e rolam.

    Todo mundo acha isto e aquilo. E não foram exceções as duas últimas pesquisas, Datafolha, na sexta e Vox Populi, no sábado.

    Apenas, os percentuais principais. Detalhes são proibidos. Ou alguém sabe qual é a rejeição dos candidatos, tanto ao governo como ao senado?

    Numa divisão bem abrangente, nós, os pobres mortais, sabemos como está a disputa na Capital, RMC e Interior?

    Difícil não falar bobagem sem estes dados. Mas, pelo menos algumas observações dá para fazer.

    Por exemplo:

    – Beto Richa consegue manter seus números sempre superiores aos de Osmar. Ganharia no 1º turno. As possibilidades de uma virada, pró Osmar, vai depender de Lula e Dilma, mais presentes  no Paraná, nas próximas semanas.

    – Fica cada vez mais claro que o eleitor não se importa muito com as coligações construídas. Ainda os nomes, isoladamente, sobrepujam os conchavos políticos.

    – Não adianta imaginar que os programas, no horário político, poderão decidir alguma coisa. O que pode acontecer é um fato novo que será ampliado pela televisão. Muito mais para desconstruir uma candidatura, do que para construir.

    – Debate, então, instrumento totalmente inútil, não atrai mais a atenção do eleitor. Pura perda de tempo. A não ser que haja uma cena de pugilato. Coisa inimaginável, pelo engessamento, com normas de todo tipo.

    – Em resumo, para o governo, nesta balada, sem fatos novos, Beto Richa torce para que Lula não transfira os votos que Osmar precisa. Mas, o crescimento de Dilma no Paraná, deixa os tucanos inquietos. Como Dilma, Osmar pode melhorar seus números, também.

    – Para o senado, apesar do Ricardo Barros e Gustavo Fruet se agarrarem no alto índice de indecisos, quase 70%, para ainda manter as esperanças, tudo caminha para eleições, sem sobressaltos, de Roberto Requião e Gleisi Hoffmann.

    – Isto porque os números mostram que, para haver uma mudança radical, quase todos os indecisos teriam que votar em Barros e Fruet. Algo que se mostra impossível dentro das leis da estatística.

    Aguardemos.

    Publicado por jagostinho @ 08:35



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

4 Respostas

WP_Cloudy
  • Alex Disse:

    Jota, Só discordo de um ponto importantíssimo. Uma virada pró Osmar dependerá de Dilma e Lula. Acredito que tanto não dependerá, quanto talvez atrapalhe. É só lembrarmos um pouco mais do início da campanha. Na ocasião em que Lula veio ao Comício de Osmar na Boca Maldita, tanto não melhorou a performance, como seus índices até caíram. Não custa lembrar também que na pesquisa Ibope, 15% do eleitorado vota no governador que Lula indicar e os outros 15% não votam de jeito nenhum, o que anula esta transferência. Claro que como fator relevante e que ainda não se pode mensurar é a mudança do interesse do eleitorado na medida em que as eleições se aproximam. Um abraço e mais uma vez parabéns pela clareza dos textos.

  • Tweets that mention Jota Agostinho » Arquivo do Blog » DATAFOLHA E VOX POPULI: NOVOS NÚMEROS E POUCAS MUDANÇAS -- Topsy.com Disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by Jota Agostinho, Jota Agostinho, Jota Agostinho, ELIZEU_ARAUJO, Jota Agostinho and others. Jota Agostinho said: @arquiber DATAFOLHA E VOX POPULI: NOVOS NÚMEROS E POUCAS MUDANÇAS – http://bit.ly/c3OM8E […]

  • Julieta Reis Disse:

    Jota, ótima colocação. Só quanto ao senado, acho que Gustavo Fruet subirá muito após o horário eleitoral, pois sem dúvida é o mais preparado e merecedor. Ricardo Barros também vai subir. Com certeza um senador ligado a Beto Richa será eleito. Abraços.

  • Silvia Ferreira Netto Disse:

    Jota,
    Descordo em parte.
    Com relação à presença de Lula e Dilma ajudando a candidatura de Osmar, visto que o paranaense não é tão petista assim.
    Outro detalhe é o que se refere à Gustavo Fruet. Lembra de Flavio Arns que em agosto estava apenas com 2 ou 3% e foi eleito para o Senado.. Tudo pode acontecer! Eu, particularmente, creio que Gustavo é o candidato ao Senado que tem mais credibilidade entre todos, isto pelo trabalho sério que já fez e por nunca ter se envolvido em escândalos.
    Abraços!

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.