Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 03ago

    A COPEL ESTÁ ABANDONANDO O CONSUMIDOR DO PARANÁ.

    NO ÚLTIMO LEILÃO DO SETOR ELÉTRICO A COPEL SE PROPOS A
    CONSTRUIR A USINA COLÍDER NO MATO GROSSO

    Ao que parece a Copel está saindo do Paraná, deixando de atender os seus
    consumidores para beneficiar outros estados, em prejuízo para o próprio governo, que é o seu maior acionista e, principalmente, os seus consumidores, que tiveram uma posição única no Brasil pela não privatização da sua empresa.

    O comportamento da Copel, nos últimos leilões do setor elétrico, segundo analistas financeiros e não atende os princípios de responsabilidade e coerência administrativa. Pela analise do mercado, tanto a Linha de Transmissão a ser construída em São Paulo como a Usina COLÍDER no Mato Grosso, podem levar a empresa a prejuízos futuros não necessários.

    O economista Nivalde José de Castro, coordenador do Grupo de Estudos do Setor
    Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel/UFRJ), para quem a
    Copel “parece estar tentando recuperar o tempo perdido durante a era Requião”.

    O ex-governador não permitia que a empresa participasse de leilões fora de sua
    área de concessão. “E agora ela está sendo muito agressiva, aceitando taxas de
    remuneração menores que a média do mercado”, diz Castro.

    Segundo ele, a Copel já havia dado sinais dessa nova postura no leilão de sistemas de transmissão, realizado em junho, no qual a companhia arrematou dois lotes no estado de São Paulo com deságio de mais de 35% em relação à tarifa máxima permitida.

    Ainda no mês passado, a estatal resolveu encerrar a política de descontos tarifários e aplicar o reajuste autorizado pela Aneel, com isso, a conta de luz ficou 15% mais cara.

    O aumento foi justificado para fazer caixa com o objetivo de investir na expansão
    dos sistemas de geração e transmissão.

    O grupo ELETROBRÁS, que tem a obrigação de atender o mercado brasileiro,
    não ganhou nenhuma usina licitada, não deve ter sido por incapacidade e sim por
    preocupações com rentabilidade, localização do empreendimento etc.

    Está usina será a primeira na região, portanto, ficou para a Copel todos os riscos
    ambientais, infra-estrutura, etc. parece até uma nova Usina de Araucária, o risco ficoucom a Copel e os ganhos com os outros.

    Evidentemente que a Copel terá que cumprir os contratos que serão assinados com os empreiteiros, fabricantes de equipamentos, e com as distribuidoras.

    Como a gestão atual tem menos de 4 meses é uma temeridade assumir riscos e
    compromissos que serão executados e pagos no próximo governo.

    O mais interessante são as declarações do novo presidente por não ter ganhado a Usina de Garibaldi, em Santa Catarina:

    “Dessa forma, preferimos concentrar nossos esforços na usina Colíder, este sim um projeto com enorme potencial estratégico por já colocar a Copel dentro da região onde acontecerá a expansão da geração hidrelétrica do Brasil.”

    Finalmente, a maior gravidade é não ter garantia de financiamento. O presidente
    alega que vai tentar conseguir os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento
    Econômico e Social (BNDES) para financiar 70% dos investimentos.

    Fica a pergunta: e se não conseguir quem vai bancar o investimento. Ele, provavelmente, já estará fora  e a preocupação sobra para o novo governo.

    ANALISANDO: O lema do governo do “mais despreendido governador-tampão deste país!”  na admistração da COPEL é: para os acionistas TUDO ! E a população paranaense que se expluda e aguente, goela abaixo, o aumento de tarifa !

    Do uso de precatórios para pagar dívidas junto ao Estado a gente fala outra hora.

    Mas o que impressiona mesmo é como um tampão consegue ser tão ruim, em tão pouco tempo.

    Isto sem falar, nas viagens nababescas e exóticas da prima dona para aprender a importância do bambu. O povo do Paraná está comovido !

    Publicado por jagostinho @ 21:40



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

11 Respostas

WP_Cloudy
  • Tweets that mention Jota Agostinho » Arquivo do Blog » ABSURDO!COPEL QUER INVESTIR NO MT E PARA OS PARANAENSES AUMENTA TARIFA !!! -- Topsy.com Disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by Jota Agostinho, Jota Agostinho, Jota Agostinho, Jota Agostinho, Lúcia Rodrigues and others. Lúcia Rodrigues said: RT @blogdojota: ABSURDO!COPEL QUER INVESTIR NO MT E PARA OS PARANAENSES AUMENTA TARIFA !!! – http://208.113.167.84/?p=20920 […]

  • marisa cruz Disse:

    AGRADEÇO A INTERNET POR PROPORCIONAR ESTES CONTATOS E ASSIM TER CONHECIMENTO DA VERDADE DOS FATOS.
    A CADA DIA MAIS NOTÍCIAS QUE NOS ENVERGONHAM.
    O MOMENTO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA REFLETIRMOS SOBRE TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO E NOS CONSCIENTIZARMOS DE NOSSO PAPEL DE CIDADÃO.

  • Paulo Costa Disse:

    Jota, no cenário brasileiro não é comum uma Estatal extrapolar as suas fronteiras. A excessão da Petrobrás que já atua em várias partes do mundo. É um dilema próprio das empresas (estatais de economia mista) que tem capitais de origem pública e privada. As duas fontes são antagônicas nos seus interesses. Um tem por dever de origem satisfazer o interesse público o outro só pensa no lucro. Por isso a Lei sabiamente diz que nesse caso o Estado tem que ter o controle acionário (ações ordinárias) para impor a sua determinação de preservação do interesse público acima do privado.
    Mas por outro lado pensando em Brasil, se a Copel tiver capacidade financeira, eu não vejo o porquê não participar de um investimento fora do Paraná. Não devemos ser xenófobos com os nossos próprios compatriotas. Para mim a questão é mais técnica do que política. Se a Copel tiver capacidade financeira sem prejudicar o consumidor parananense não vejo maiores problemas desse investimento.

  • fARPINHA Disse:

    Esse pessuti e sua raivosa mulher é um despreparado par o cargo. Um jacu do mato. Recalcado e bobaõ. nem sabe o que está fazendo no cargo que caiu na sua barrigona.

  • ferreira melo Disse:

    se o pansudão acha que vai levar um cargo federal está enganado. Vai pra casa mesmo. Volta pra Ivaiporã. Sem voto e sem grandeza.Tem que se lascar mesmo.

  • Eliza Disse:

    que governador é esse. Não lembro em ter votado para esse cara subir a luz. Cai fora , ridículo.

  • Eduardo Monteiro Disse:

    Se ele é o governador de fato e de direito pode tomar as decisões que quiser. Mas vai ser responsabilizado por isso. O povo não eskece.

  • Tina Disse:

    Putz o meu rico dinheirinho sendo gasto para a magricela viajar para a China? Gosta de bambu é ? Aqui tem bastante. Engana outra, velha senhora.

  • zé bisneto Disse:

    o negócio dos precatórios é para beneficiar a família de um candidato da chapa. Pansudão acha que nós é troxa. Nós não é não !

  • genysa Disse:

    Essa é nova para mim. A dona Regina quer se especializar em bambus? E tinha que ser logo da China? E em Dubay qual foi a especialização? Como mentem para o povo. Um corja que é malandro agulha. Está é viajando com dinheiro do povo. Uma vergonha. E podem tomar nota. Vai viajar muito até Dezembro. Fantasma é uma desgraça. Sempre está onde não deve estar.

  • Luisão da Vila Disse:

    Imbecil é este Requião que escolheu um traíra para ser vice. Agora não pode reclamar nadinha. Nós povo sim podemos, pq esse gorducho é uma vergonha. Puta cara feio. E forma um casal perfeito na feiura e breguice.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.