Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 27maio

    BBC BRASIL

    A cidade de São Paulo ocupa a 117ª posição em um ranking de qualidade de vida

    Curitiba - perdemos até para Assunção do Paraguai

    divulgado nesta quarta-feira pela consultoria internacional em recursos humanos Mercer.

    Todos os anos, a empresa divulga a lista, que em 2010 inclui 221 cidades ao redor do mundo.

    O ranking leva em conta aspectos como política, sociedade, economia, saúde, saneamento, escolas, serviços públicos, transporte e moradia.

    Nesta relação, para o qual os dados foram coletados entre setembro e novembro de 2009, Viena, capital da Áustria, continua no topo da lista e Bagdá, capital do Iraque, é a última colocada.

    São Paulo aparece atrás das outras duas cidades brasileiras incluídas no ranking, Rio de Janeiro (116º) e Brasília (104º).

    Como foram incluídas várias cidades este ano, não é possível fazer uma comparação com o posicionamento das cidades no ano passado.

    Qualidade de vida

    Seguindo o padrão dos anos anteriores, as cidades europeias continuam dominando o topo do ranking.

    Depois de Viena, Zurique e Genebra, ambas na Suíça, ocupam a segunda e a terceira posições, nesta ordem.

    “Os padrões de qualidade de vida permaneceram relativamente estáveis em um nível global em 2009 e na primeira metade de 2010, mas em certas regiões e países a recessão econômica teve um impacto notável no clima dos negócios”, afirmou Parakatil.

    Segundo o pesquisador, enquanto que a qualidade de vida permaneceu estável nas cidades americanas, houve um declínio nas Américas Central e do Sul “devido à instabilidade política, aos problemas econômicos e à falta de energia em certos países”

    . “Altos índices de criminalidade também continuam sendo um dos maiores problemas em muitas cidades da região”, acrescentou.

    O local das Américas Central e do Sul com a melhor colocação no ranking de qualidade de vida é Pointe-à-Pitre, em Guadalupe, no 62º lugar, seguido de San Juan, em Porto Rico (72º), e a capital argentina, Buenos Aires (78º).

    Guadalupe, no Caribe, é um território ultramarino da França – ou seja, faz parte da União Europeia. Pointe-à-Pitre é considerada a capital econômica do arquipélago.

    “Ecocidades”

    Esta é a primeira vez que a Mercer divulga também uma segunda lista, das “ecocidades”, e a performance de São Paulo neste ranking é ainda pior, ficando no 148º lugar, enquanto Rio de Janeiro e Brasília ficaram respectivamente em 112º e 109º colocados.

    A cidade no topo da lista dos locais mais ecológicos é Calgary, no Canadá, enquanto que Porto Príncipe, no Haiti, ficou em último.

    Várias outras cidades latino-americanas estão à frente das brasileiras nesta lista,

    como Montevidéu, no Uruguai (70º lugar), Buenos Aires (83º), e Assunção, no Paraguai (90º).

    De acordo com um dos responsáveis pela pesquisa, Slagin Parakatil, “o status ecológico de uma cidade ou sua atitude em relação à sustentabilidade podem ter um impacto significativo na qualidade de vida de seus habitantes”.

    Publicado por jagostinho @ 15:07



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

7 Respostas

WP_Cloudy
  • Tweets that mention Jota Agostinho » Arquivo do Blog » UÉ? ONDE ESTÁ A CURITIBA DA PROPAGANDA DO BETO RICHA??? -- Topsy.com Disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by Marcelo bmaia and Jota Agostinho, Jota Agostinho. Jota Agostinho said: : UÉ? ONDE ESTÁ A CURITIBA DA PROPAGANDA DO BETO RICHA??? http://bit.ly/cfnnP3 […]

  • anibal Disse:

    Deve estar lá na cachimba.

  • salomão o verdadeiro Disse:

    Desligando a televisão A Curitiba de beto se desmancha . Evapora. Não fez nada. Aliás não aprendeu nada com seu pai !!! Se liga !!!

  • ROBERT Disse:

    Os buracos, as calçadas ridiculas, o transito caotico, os postods de saúde atendendo mal e assim vai. Dae tem que perder até para assunção mesmo.

  • Henrique Favoro Disse:

    A matéria diz tudo Jota. Esse Richa, discípulo do Jaime lerner, foi o maior enganador da história dessa cidade. Vai ter a resposta nas urnas.

  • Caxias Disse:

    Curitiba ganhou varios premios, e vc nunca questionou, agora momento politico, pau em quem fez e muito por Curitiba, fico triste em ler isso. Isso é uma parte da matéria. A realidade é que Curitiba, ofusca todas a capitais Brasileiras e muitas Mundiais e quando entre no senário Nacional tem 1.000 pra derrubar, mas não tem ninguèm pra apoiar, ai lhe pergunto CADÊ a IMPARCIALIDADE. vc não deveria estar defendendo Curitiba ???, Pois não é quem administra e sim quem vive nela que merece respeito dos Brasileiros. Eu como Curitibano adotado quero respeito pra minha cidade, pois merecemos tudo, pelo nosso trabalho, e de nossos governates, isso não aconteceu em quatro ou oito anos; isso vem de muitas adiministrações com competência. Felizmente essas administrações não são do PT, pois é só vc olhar pra Porto Alegre pra ver o que aconteceu, nestas ultimas administrações Petistas.
    Abraços
    Caxias

  • LINEU TOMASS Disse:

    Caro Jota.

    Vejo que Curitiba nos últimos anos deixou de ser referência inovadora na área de desenvolvimento urbano.

    Temos grave problema na área do transporte coletivo, cujo modelo de Lerner, não mais atende o fluxo de passageiros nas horas de pico. Vejo que as últimas administrações, do Rafael Greca, do Cassio Taniguchi e do Beto Richa, que somam 20 anos de poder, pecaram pela priorização do uso do automóvel, com abertura de “binários”, contrariando inclusive o discuso padrão de Lerner, que, implantou os ônubus expressos, com base na frase: “Deixem seus carros em casa”. Naquela época, era realmente confortável andar de ônibus, pois os usuários eram em menor número. Como Curitiba tornou-se uma metrópole como é hoje, o sistema não deu mais conta do recado.

    METRÔ. O metrô já era para estar pronto há décadas em Curitiba. Porém a vaidade do “inventor” do sistema dos expressos, somado com o pressão do sindicato do transporte coletivo, (por interesses financeiros), inviabilizaram até agora a implantação do metrô, que a meu ver, é a única solução para minimizar o caos de nossas ruas.

    ESGOTO DE CURITIBA. Curitiba, deve ter hoje mais ou menos uns 40 % do esgoto doméstico, lançado em valetas, que vão para os córregos e para o Rio iguaçu, o qual deságua nas Cataratas de Foz do Iguaçu, completamente poluido com esgotos domésticos das cidades, por onde passa, a começar por Curitiba.

    Por estas e por outras Jota, é que Curitiba, não pode entrar nesta lista. Aí temos que cair na real. Falta muita coisa para Curitiba, ser REALMENTE CIDADE DE 1o. MUNDO.

    LINEU TOMASS. (www.lintomass.wordpress.com).

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.