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  • 31jan

    MinhaVida

    Ele é um bocado ardidinho, ma o gengibre é um superamigão para aliviar incomodações como dores de garganta, gripe, resfriados e até aplacar a ressaca.

    A planta assume múltiplos benefícios: tem ação antibactericida, é desintoxicante, afrodisíaca e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.

    Tantas propriedades terapêuticas se devem à ação conjunta de várias substâncias , principalmente, a do óleo essencial, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

    “Por atuar no sistema digestivo, também é indicado para evitar enjoos, náuseas e auxiliar na digestão de alimentos gordurosos”, explica a nutricionista Daniela Hueb.

    A especialista do MinhaVida ensina abaixo maneiras de tirar o melhor proveito do gengibre:-

    Chás.-A infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. “O chá também faz bem à beleza e à mente.

    Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica ao transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação”, explica Daniela.

    O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos. Depois, é só beber.

    Xaropes. A planta integra a formulação do medicamento por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica que faz aquela faxina no organismo e varre a dor de garganta para longe.

    Aos pedaços. Para dar fim à rouquidão e aliviar a garganta irritada, recomenda-se mastigar pedacinhos de gengibre. Mas, como alerta a nutricionista, é preciso ficar atento. “O gengibre mascara o problema e o indivíduo terá a falsa sensação de potência vocal, podendo abusar ainda mais da voz”, explica.

    Na panela. O gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. “Cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos.”, afirma a nutricionista.

    Publicado por jagostinho @ 14:04



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