Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 25jan

    PARANÁ ONLINE

    Apesar de protestos de algumas categorias, as alterações da lei do inquilinato feitas pela Lei nº 12.112/2009, e aprovadas ainda no ano passado, entram, hoje, em vigor. No entanto, há um certo consenso, entre especialistas e imobiliárias, de que as mudanças não devem produzir um impacto tão significativo como se imagina.

    Mesmo assim, há expectativas por mais agilidade do Judiciário, principalmente nas ações de despejo. Há chances até de que a possibilidade de mais segurança aos locadores estimule um aumento na oferta de imóveis ofertados para aluguel.

    Porém, é justamente a maior agilidade nos processos que vem preocupando outros setores. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), por exemplo, reclama que, com as novas regras, um “simples atraso no pagamento do aluguel em dois anos já poderá levar o inadimplente à Justiça”.

    A entidade prevê que as novas regras tragam nem só problemas com a fidelização de consumidores, mas até demissões de funcionários. No entanto, executivos ligados ao ramo imobiliário não acreditam que as alterações surtam efeitos tão drásticos assim.

    A gerente da Senzala Imóveis, Augusta Coutinho Loch, diz que as medidas devem gerar mais impacto apenas aos maus pagadores. Para ela, grande parte das mudanças apenas vale em casos em que não há garantias como a fiança, por exemplo na locação. “E será difícil que os proprietários concordem em locar sem garantia”, pondera.

    A diretora executiva da Galvão Locações, Fátima Galvão, também comemora a maior facilidade para atuar contra a inadimplência, mas diz que ainda quer ver como o Judiciário irá lidar com as questões a partir de agora.

    Ela afirma que as ações de despejo são necessárias em apenas 3% dos contratos da imobiliária. “Todo mundo negocia antes com os inquilinos”, diz, avaliando que a porcentagem não deve aumentar com as novas regras.


    Publicado por jagostinho @ 16:39



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Uma resposta

WP_Cloudy
  • lima Disse:

    para variar, o mais fraco só se lasca. Qdo muda algo é para ferrar o inquilino. Uma vergonha.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.