Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 15jan

    FINANCIAL TIMES

    O que teria acontecido durante a crise financeira se o euro não existisse? A resposta curta é que teriam ocorrido crises monetárias entre a maioria dos membros da União Europeia. As moedas da Grécia, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha certamente teriam se desvalorizado fortemente frente ao velho marco alemão. Esse é o resultado que os criadores da zona do euro queriam evitar. Eles foram bem-sucedidos.

    Mas se a taxa cambial não pode se ajustar, outra coisa terá que se ajustar em seu lugar. Esse “algo mais” é a economia dos países membros periféricos da zona do euro. Eles estão presos em uma deflação competitiva contra a Alemanha, a principal exportadora de manufaturados de alta qualidade do mundo. Boa sorte para eles.

    A zona do euro importa. Sua economia é quase tão grande quanto a dos Estados Unidos. Ela é três vezes maior do que as do Japão e da China. Até o momento, ela passou em seu teste inicial. Todavia, o declínio do pico ao vale na economia americana foi de apenas 3,8% (do segundo trimestre de 2008 ao segundo trimestre de 2009), enquanto o da zona do euro foi de 5,1% (primeiro trimestre de 2008 ate o segundo trimestre de 2009).

    Mais importante do que o desempenho geral da zona do euro é o que está acontecendo dentro da zona. O ponto de partida deve ser o padrão dos atuais déficits em conta corrente e superávits. Em 2006, a zona se encontrava em um equilíbrio rudimentar.

    Dentro dela, entretanto, havia a Alemanha, com um imenso superávit de 190 bilhões de euros (6,5% do produto interno bruto), e a Holanda, com um superávit de 64 bilhões de euros (9,4% do PIB). No extremo oposto do espectro estavam os importadores de capital, dentre os quais a Espanha era o mais importante, com um déficit imenso de 111 bilhões de euros (9% do PIB).

    Publicado por jagostinho @ 10:32



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

2 Respostas

WP_Cloudy

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.