Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 15dez

    PORTAL RPC

    A Vigilância Sanitária recolheu, por meio da Operação Boas Festas, 693,9 quilos de alimentos em mau estado ALIMENTO ESTRAGADOque estavam sendo comercializados em Curitiba. A operação, iniciada no final de semana, busca fiscalizar e retirar das prateleiras dos supermercados de Curitiba produtos mal conservados que possam causar intoxicação alimentar. Após serem apreendidos, os alimentos são inutilizados.

    Foram constatadas irregularidades nos cinco estabelecimentos visitados pelo Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde. São eles os supermercados Condor, na avenida Anita Garibaldi, Big, na avenida Paraná, Muffato, na avenida Victor Ferreira do Amaral, Extra, na avenida Kennedy, e Agricer, na rua Mário Gasparin. As informações foram publicadas no site oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba.

    Irregularidades

    No supermercado Condor, foram encontrados 163 quilos de alimentos de origem bovina sem identificação. Outros 30 quilos de produtos descongelados estavam à venda no setor de congelados. O mesmo problema foi identificado em 50 quilos de produtos no Big. No Muffato, entre alimentos vencidos ou sem identificação para venda, foram encontrados 100 quilos.

    No Extra, foram encontrados 250 quilos de alimentos de origem animal vencidos e sem identificação. Problema semelhante ao registrado no Agricer, onde 100 quilos de produtos estavam sem registro, fora do prazo de validade e mau conservados.

    Cuidados

    A chefe do Serviço de Controle de Alimentos da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Valéria Carli, listou algumas das precauções na hora de comprar os alimentos.

    No supermercado:

    1- Compre somente alimentos dentro da validade, de origem conhecida, rotulados, conservados em temperaturas adequadas e expostos sob higiene.

    2- No supermercado, deixe para comprar por último os alimentos refrigerados e congelados. Ao chegar em casa, estes devem ser os primeiros a serem guardados.

    3- Verifique se não há excesso de produtos expostos nos balcões de alimentos congelados, o que prejudica a circulação de ar frio e compromete o congelamento.

    4- O acúmulo de água ou umidade nos balcões frigoríficos significa que eles estão funcionando em temperatura incorreta e podem danificar os alimentos que aí se encontram.

    5- A embalagem de alimentos congelados não pode estar amolecida, pois isso indica descongelamento.

    6- Rejeite as embalagens abertas ou rasgadas, que possibilitam o contato do produto com o ar.

    7- A embalagem de alimentos congelados não deve ter gelo na sua superfície, pois sua ocorrência significa que houve alterações de temperatura durante o processo de conservação.

    Publicado por jagostinho @ 12:00



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

6 Respostas

WP_Cloudy
  • lima Disse:

    esses babbacas deviam gastar menos em propaganda e n vender comida estragada. Deviam ir para cadeia. Eta país frouxo !!!

  • bia Disse:

    que nojo mesmo. Logo o super mercado que eu compro. E olha que foi só o começo. Vergonha
    Cadeia neles

  • fernando Disse:

    o tal de mufato da vitor do amaral inaugurou esses dias ! Pouca vergonha. Máfia de canalhas.

  • sonia Disse:

    pq a grande midia n dá enfase a essas coisas? Estão comprados? Uma vergonha.

  • japinha Disse:

    Se levar a fiscalização a sério teria que fechar todos os supermercados. Mas aqui no Brasil n acontece nada. Os caras tem muita grana.

  • Mell Disse:

    Sem falar que e uma pratica comum desligarem os freezer durante a noite para economizar!!! E nos nem notamos…

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.