Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 22nov

    VEJA-NATALIA CUMINALE

    Não é segredo que o bronzeado saudável só é possível se for acompanhado pelo uso de filtro solar,

    Foto:Getty

    Foto:Getty

    antes, e da hidratação da pele, após a exposição ao sol.

    Mas, então, por que o câncer de pele avançou tanto nas últimas décadas? Entre as várias razões apontadas pela comunidade médica, uma ganhou atenção especial dos dermatologistas neste ano: em geral, o protetor não é usado adequadamente. Com a proximidade do verão, é hora de aumentar os cuidados.

    “O câncer de pele deveria estar em extinção porque basicamente só possui uma causa – a radiação ultravioleta -, e o protetor solar é um método absolutamente eficaz para evitá-la”, explica Omar Lupi, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

    “Porém, as pessoas não sabem utilizá-lo. E assim o câncer de pele se tornou o de maior incidência no país e o que mais cresceu na última década”.

    Estudos mostram que, em geral, usamos entre 0,39 e 1,3 miligramas de protetor solar por centímetro quadrado de superfície de pele. O ideal seriam 2 miligramas.

    A partir de uma fórmula matemática, o dermatologista Sergio Schalka da Universidade de São Paulo (USP) conseguiu comprovar que, ao aplicar uma quantidade de protetor solar inferior à recomendada, o fator de proteção oferecido no rótulo é reduzido.

    “Se uma pessoa aplica metade do volume recomendado de um filtro com FPS 20, ela na verdade recebe a proteção equivalente à de um FPS 8”, explica. Pior: por achar que está protegida, ela acaba aumentando sua exposição ao sol.

    Por conta dessa preocupação, a Academia Americana de Dermatologia alterou em setembro a indicação mínima de fator de proteção solar de 15 para 30 – recomendação seguida pela SBD. “A pele é cheia de depressões e irregularidades, o não visíveis a olho nu.

    Quando você passa uma quantidade inferior à recomendada, apenas 50% da superfície é protegida”, explica Lupi.

    Publicado por jagostinho @ 09:28



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Uma resposta

WP_Cloudy

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.