Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 21nov

    FOLHA ONLINE

    Mahmoud e Lula

    Mahmoud e Lula

    O presidente da Subcomissão para a América Latina da Câmara de Deputados dos Estados Unidos, o democrata Eliot Engel, criticou nesta sexta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por receber o colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad –que chegará ao Brasil na próxima segunda-feira (23).

    “O presidente Lula está cometendo um grave erro”, disse Engel por meio de um comunicado. “O Irã executou dois atentados terroristas letais em solo sul-americano nos anos 90, pede a destruição de Israel e desenvolve armas nucleares em segredo”, afirmou o influente congressista.

    “Lula não deveria legitimar Ahmadinejad encontrando-se com ele no Brasil”, acrescentou.

    O governo brasileiro indicou seu desejo de dialogar com o Irã, ao invés de isolá-lo para tentar fazer com que o país desista de prosseguir com seu programa nuclear.

    Em entrevista coletiva após a cúpula do G20 em Pittsburgh (nos Estados Unidos), há dois meses, Lula afirmou que pretendia aumentar as relações comerciais com o Irã, apesar da confirmação de que o país havia construído mais uma usina nuclear em segredo.

    A posição do presidente brasileiro não foi bem recebida por alguns membros do Congresso americano.

    “O Brasil é um país democrático que passa por um acelerado processo de modernização, quer entrar no Conselho de Segurança da ONU e também deseja ser um líder mundial. Espero sinceramente que chegue a esse ponto, mas ampliar seus vínculos com Ahmadinejad não é o caminho”, afirmou Engel.

    O porta-voz do departamento americano de Estado Robert Wood evitou nesta sexta-feira comentar a visita de Ahmadinejad ao Brasil, alegando que é um assunto bilateral, mas estimou que a decisão do governo brasileiro deve “elevar as preocupações” dos EUA.

    Washington acusa o Irã de tentar obter uma bomba atômica, enquanto Teerã afirma que desenvolve um programa nuclear com fins exclusivamente civis.

    Lula rebate as críticas à visita de Ahmadinejad afirmando que busca fomentar um diálogo para contribuir com a paz no Oriente Médio, e oferece o Brasil como um interlocutor para a região.

    Publicado por jagostinho @ 10:33



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

4 Respostas

WP_Cloudy
  • januario Disse:

    O lula e esse maluco do Irã se merecem.

  • petista Disse:

    está certo o Lula. Temos que ser amigos de todos. Não somos obrigados a ficar de mal com os países só pq os americanos querem !!!

  • tarcisio Disse:

    os judeus devem preparar uma bela recepção para esse maluco.

  • lima Disse:

    desses dois precisa fazer um sorteio para ver qual fala mais bobagem.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.