Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 11nov

    G1

    Estudantes de todo o país fizeram as provas do Enade no fim de semana passado. No exame,ENADE 3 responderam a questões que elogiam ações do governo federal, como mostrou a reportagem do jornal “O Globo”.

    Uma das questões fala de uma campanha do Ministério do Meio Ambiente para o consumo consciente de sacolas plásticas.

    Outra diz que, segundo o Ministério da Cultura, o Brasil produz mais da metade dos livros do continente americano.

    E a resposta correta apóia a distribuição de livros didáticos feita pelo Ministério da Educação.

    Há ainda uma questão que afirma que a imprensa internacional confirmou a declaração do presidente Lula de que a crise financeira mundial era apenas uma marolinha aqui no Brasil.

    O Enade mede o conhecimento de alunos que estão entrando e saindo da faculdade. E assim avalia os cursos. Professores universitários criticam as questões da prova deste ano.

    Para eles, são perguntas que não servem para analisar a qualidade do ensino superior no país.

    O especialista em educação Gilberto Lacerda, professor da UnB, diz que isso pode comprometer o objetivo do exame.

    “No caso específico dessas questões, é claro que há uma propaganda subliminar inserida nelas, o que é inoportuno. Não é o local para que isso aconteça,” disse.

    O Ministério da Educação informou que nenhum funcionário do MEC teve acesso às provas antes do exame. E que o conteúdo é de responsabilidade da consulplan, contratada para realizar o Enade.

    Já a empresa declarou que as questões foram elaboradas por profissionais considerados referência em suas áreas, de forma sigilosa e independente.

    O professor Ricardo Caldas, de Políticas Públicas da Universidade de Brasília, critica a falta de acompanhamento do MEC.

    “O governo não pode simplesmente dizer que contratou uma empresa, terceirizou o serviço e que não há supervisão. Essa observação é descabida.”

    Publicado por jagostinho @ 09:33



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

2 Respostas

WP_Cloudy

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.