Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 06ago

    COLUNA DO CELSO NASCIMENTO/GAZETA DO POVO

    —/A pesquisa que o Instituto Vox Populi fez no Paraná por encomenda do PSDB nacional está vazando aos pedaços. Poucas pessoas tiveram acesso ao seu amplo e pormenorizado conteúdo, formulado para fornecer aos tucanos um panorama o mais preciso possível para tomar decisões referentes à eleição de 2010. Não é, portanto, uma sondagem para fins de propaganda eleitoral, mas para fornecer subsídios para formulação de estratégias.

    Por isso a direção tucana deu acesso à pesquisa apenas a uns poucos políticos paranaenses que pudessem avaliar os resultados e contribuir com suas opiniões. Mesmo sem ter sido chamada e mesmo sem ter nada a contribuir de útil para qualquer das partes interessadas – a não ser informar os leitores – a coluna teve acesso à íntegra do documento, um calhamaço de dezenas de folhas e centenas de tabelas – coisas que só servem para experimentados estrategistas de campanha

    Para o leigo, interessam as partes em que o Vox Populi pergunta aos entrevistados (800) em quem votariam se a eleição fosse hoje. O primeiro cenário coloca Osmar Dias em confronto com Beto Richa, com a participação de outros candidatos: Orlando Pessuti e Gleisi Hoffmann. Vence Osmar com 34% e Beto fica em segundo, com 32%. Pessuti e Gleisi empatam em 8%.

    Escolha

    Mas há uma pergunta bem mais específica e detalhada: o Vox Populi quis saber qual seria a escolha dos eleitores caso Osmar Dias saísse candidato com o apoio do PT e do irmão Alvaro Dias. Nesse cenário aparece apenas Pessuti; Gleisi ficou de fora. Pois bem: se a eleição fosse hoje e se as condições políticas fossem estas, Osmar cresceria para 39% e Beto Richa para 34%. A diferença entre ambos é maior do que a margem de erro (3%) da pesquisa. Pessuti ficaria do mesmo tamanho: 8%.

    O instituto descobriu que o apoio de Lula para qualquer candidato aumentaria as chances dele em 17%. Em compensação, 11% dos eleitores deixariam de votar no indicado dele.

    Mas há ainda um terceiro cenário. Nele, Beto Richa não aparece como candidato. Osmar Dias disputaria apenas com Pessuti e com Gleisi. Nesse caso, Osmar ganharia a eleição no primeiro turno, com 53% dos votos, deixando 11% para Pessuti e 9% para Gleisi.

    O que os tucanos querem saber

    O PSDB nacional tem interesse em saber três coisas:

    1) É melhor manter a aliança com o PDT de Osmar Dias?

    2) Beto Richa teria melhor chance de ganhar a eleição e ajudar Serra se concorresse contra Osmar Dias?

    3) E Alvaro Dias? Qual é a força real do senador dentro do PSDB estadual?

    Os tucanos recolheram dados para responder às duas primeiras perguntas. E também conseguiram resposta para a terceira. À pergunta foi formulada assim: “Qual desses candidatos do PSDB é melhor candidato do PSDB?” E as respostas indicaram Beto Richa em primeiro (46%) e Alvaro em segundo (38%)./—

    Publicado por jagostinho @ 03:31



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

5 Respostas

WP_Cloudy
  • Sylvio sebastiani Disse:

    Sempre a Coluna do Celso Nascimento é perfeita.A Análise política é coerente. Sobre a força do Senador Álvaro Dias, no “DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSDB” é NULA, pois é um Diretório Cartorial, feito em familia, numa pequena sociedade, em um bar, ou até em botéco., portanto é “dirigido”, pelo atual Presidente deputado Valdir Rossoni, o mesmo que ficou rico logo, que foi para a Prefeitura de Bituruna e depois deputado estadual. Lider do Jaime Lerner, com passado pela Ditadura da Arena e criador dos “Gafanhotos” na Assembléia Legislativa, quando foi 1° Secretário, no tempo do Hermas Brandão que foi Presidente. Ele está derrubando o Prefeito Bdeto Richa com suas ações políticas e de negocios.JOTA AGOSTINHO,certo dia, precisamente 23 de maio, as 11 horas,conversando com o Prefeito Beto Richa, em “audiência mracada”, e o tal de Valdir Rossoni, indevidamente, chegou,não o cumprimentei, sentou ao lado da mesa,para ouvir a nossa conversa.Imediatamente me levantei e disse ao Prefeito que acabou a nossa audiência , o individuo que é Presidente do PSDB do Paraná, foi embora, sentei novamente e continuamos a nossa conversa. Contarei, futuramente, o que ele fez, falou, com um Presidente do Tribunal de Justiça.

  • jagostinho Disse:

    Caro Sylvio.
    Já lhe convidei e reitero o convite. Escreva uma coluna semanal no meu BLOG. Seus testemunhos seriam importantes, principalmente, aos mais jovens. Valorizaria a qualidade deste espaço. Um abraço. Saúde e paz. Jota Agostinho

  • braga Disse:

    O Beto tem q ficar até o final de mandato ,pois Curitiba só vai ganhar com isso. E o álvaro tem que apoiar o irmão Osmar. E dai vai ser aquela suura no PT e no Pessuti.

  • flavio Disse:

    a sacanagem é que os caras fazem uma pesquisa e só divulgam oq lhes interessa. Picaretas

  • felipe alves Disse:

    nem precisa pesquisa. Um dos irmãos Dias vai ser governador. É só esperar.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.